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26 Abril 2022 | AutoData EVENTO » SEMINÁRIO AUTODATA Caminhões eÔnibus, que convergiramsuas opiniões com relação aos percalços postos para este ano, mas avaliaram que o saldo será positivo e que o setor emplacará no mercado doméstico 140 mil caminhões, 17 mil ônibus e exportará 29 mil veículos. Alouche disse acreditar em expansão de até 1% na economia em 2022: “Embora na média o crescimento não seja expres- sivo, setores como agricultura, logística e distribuição devemcontinuar aquecidos e, portanto, o nosso negócio também. Segui- mos otimistas”. Diante dos inevitáveis baixos estoques, uma vez que a produção basicamente tem ocorrido para atender pedidos já faturados, amudança damotorização dos caminhões com a entrada do Euro 6 a partir de janeiro de 2023 trará situação diferente da vivida em 2012, quando entrou emvigor o Euro 5. Leoncini avaliou que “agora teremos uma transição mais tranquila. Na Europa o Euro 6 já vigora e trazemos essa experiência. Por outro lado temos a falta de componentes, o que é angustiante. Não veremos nada semelhante como namudança para o Euro 5, quando algumas montadoras tinhamde 4 mil a 5 mil veículos prontos, pois não há peças para isso”. Os novos modelos deverão custar de 25% a 30% a mais, segundo calcularam os executivos. Na sequência outro painel recebeu Claudio Henrique Bretz Brizon, diretor de compras da CNH Industrial, e Matthias Kaeding, diretor de compras da Merce- des-Benz. Brizon afirmou que as cadeias de fornecimento da Europa e dos Esta- dos Unidos estão bastante saturadas, ao mesmo tempo em que os volumes estão crescendo, movimento que poderá atrair parte da produção para o Brasil. “É uma oportunidade de produzirmos mais aqui. Já identificamos potenciais gargalos a curto, médio e longo prazos, e vemos a oportunidade de transferir a pro- dução para o Brasil.” Kaeding disse acreditar que novas opor- tunidades de exportação deverão surgir para as montadoras de caminhões e ôni- bus instaladas no Brasil, porém sua cadeia de fornecimento precisará investir e correr mais riscos para conseguir acompanhar essa evolução dos embarques junto com a demanda interna: “Junto com a naciona- lização os fornecedores precisam avançar

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