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23 AutoData | Abril 2022 de unidades vendidas e 2,5 milhões pro- duzidas. Não mudaremos esses números por enquanto.” Moraes dividiu sua apresentação com Dan Ioschpe, em uma de suas últimas aparições na posição de presidente do Sindipeças. Ele analisou que deve haver retração no volume global de veículos e que é aguardada diminuição do cresci- mento econômico no Leste Europeu pela metade, o que afeta bastante o segmento de veículos comerciais, que vinha bem no continente: “Temos alguns itens fabricados nessa região, como sistemas e conjuntos. Mas há também importantes matérias-primas, como titânio, alumínio e neon, chaves para a produção de semicondutores. Haverá, portanto, agravamento da situação da ca- deia de suprimentos quando o que espe- rávamos seria melhora”. Para Ioschpe esse é mais um desafio porque a situação traz inflação global, o que eleva os preços dematérias-primas e pressiona os já elevados fretes marítimos e aéreos: “Como consequência os juros ficammais elevados, a renda comprome - tida e o risco de inadimplência sobe, o que não ajuda a comercialização de bem tão significativo como veículos”. OSindipeças tambémmanteve sua pro- jeção de crescimento da cadeia de auto- peças em 10,8% este ano, faturamento de R$ 181,3 bilhões. Emseguida oMegatendências recebeu Margarete Gandini, coordenadora geral de fiscalização de regimes automotivos do Ministério da Economia. Ela antecipou o anúncio oficial do Renovar, programa de renovação de frota de caminhões, que re- almente foi lançado poucos dias depois. “A intenção é a de que ajude amelhorar a produtividade do modal rodoviário e a reduzir o consumo do diesel pelos cami- nhoneiros.” O foco da renovação serão os veículos pesados. Ainda no segmento pesado o governo começa a estudar, também em conjunto com a indústria, metas de eficiência ener - gética. Nos próximos cinco anos serão defi - nidas as bases para que, a partir de 2027, a indústria tenha metas a serem cumpridas, cometiquetagemnosmesmosmoldes do segmento leve e, talvez, umamedição por pegada de carbono.

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