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14 FROM THE TOP » CLÁUDIO SAHAD, SINDIPEÇAS Abril 2022 | AutoData Há mais pautas nas quais o Sindipeças atuará junto aos governos? Precisamos de políticas industriais hori- zontais. O Sindipeças é favorável à con- tinuidade do Rota 2030, bem como de sua maior horizontalidade. Esse modelo aplicado na cadeia automotiva poderia ser aproveitado em diversas outras. Nós não temos reinvindicações setoriais, todas são horizontais. O senhor acredita que a nacionalização de componentes realmente aumentará dado o cenário ocorrido com a pan- demia? Toda crise gera oportunidades. A pan- demia criou uma crise logística que está fazendo com que nossa indústria sofra. E criou-se um pensamento de que a globalização, centralizando tudo em algumas regiões produtivas, notada- mente na Ásia, pode ser um problema. Agora o conflito no Leste Europeu re - forçou isso. O Brasil tomou há alguns anos a decisão de parar de produzir fertilizantes, e criamos uma depen- dência que nos deixou na contramão agora. Essa mentalidade de localizar, de fazer uma contra-globalização, de deixar os fornecedores mais próximos, cria para o Brasil uma oportunidade de ouro. Podemos fabricar coisas que hoje vêm do outro lado do mundo, mas para isso temos que ser competitivos, poder- mos brigar de igual para igual. Mas se o estímulo for apenas a crise logística, isso não vai acontecer. Muitos executivos de compras de mon - tadoras dizemque querem nacionalizar e exportar mais, e que os fornecedores precisam confiar mais nas fabricantes de veículos. Dá mesmo para acreditar dessa vez? Há fornecedores que ale- gam não ter dinheiro nempara comprar matéria-prima, quiçá investir... Esse problema de uma visão de um cliente não se realizar não é exclusi- vidade do Brasil, acontece no mundo inteiro. Mas no Exterior há um ambiente de negócios que faz com que os for- “ A mentalidade de uma contra- globalização cria para o Brasil uma oportunidade de ouro”

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