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85 AutoData | Outubro 2021 com o XF e o CF: “Nossos novos produtos forammuito bem aceitos pelo mercado e estão interessando grandes frotistas, seg- mento no qual vemos boas oportunidades de negócio para o ano que vem”. Parte das vendas do ano que vem já está acontecendo, uma vez que a carteira de pedidos já está totalmente preenchida até dezembro: as entregas das novas en- comendas estão programadas para janei- ro e fevereiro, com a produção seguindo dentro do cronograma da montadora. E para acompanhar o crescimento das vendas projetado para o ano que vem a DAF pretende inaugurar de oito a quinze concessionárias, saindo dos 54 pontos com que a rede deverá encerrar 2021 para até 69 lojas. Em 2020 a rede contava com 44 pontos de venda. O início das exportações será o pró- ximo passo da operação local, com os embarques previstos para começar em período de doze a dezoito meses – ou seja, poderá acontecer ainda no fim de 2022. Atualmente os países da América Latina são abastecidos com caminhões DAF produzidos na Europa. Em termos logísticos a mudança faz sentido mas a equação envolve também o câmbio e a demanda, observa Walters. O cenário político com eleições em 2022 não preocupa diretamente a DAF, pois a empresa entende que eventuais impactos e volatilidade serão iguais para todas as empresas. Com relação à inflação a expectativa é de recuo no ano que vem, enquanto que para as taxas de juros a es- timativa é de estabilidade na comparação com 2021. Para o fechamento de 2021 a DAF – depois de ver o setor produzir 104,5 mil veículos até agosto, volume 114,8% maior do que em 2021 – trabalha com a projeção de que o volume total continue em ritmo semelhante e encerre 2021 com o dobro de 2020. O executivo lembrou que no começo do ano o setor sofreu com impactos na cadeia de fornecimento, cenário que foi se normalizando nos meses seguintes, excluindo-se os semicondutores, que se- guem como ponto de atenção. As vendas, que somaram 83,7 mil uni- dades até agosto, incremento de 50,8% ante 2020, deverão seguir no mesmo rit- mo, com o mercado absorvendo o que as empresas fabricantes conseguirem entregar e encerrando o ano com esse patamar de expansão. A intenção da DAF é terminar o ano com crescimento de 40% a 60% nos seus números de produção e nas vendas. Em volume a empresa deverá comercializar de 5,3 mil a 6,1 mil unidades, seu novo recorde em ambos os casos – ao menos até o fechamento do ano que vem, caso suas projeções para 2022 se confirmem. Walters disse que a matriz está satis- feita com os números conquistados pela operação brasileira até agora e garantiu que a meta não é ser a maior montadora do mercado mas, sim, conseguir atender e apoiar seus clientes e, dessa forma, con- quistar seu crescimento. “ O mercado crescerá em 2022 mas não dobrará volumes como aconteceu este ano. As antecipações de compra não serão tão fortes como em outras oportunidades, pela limitação de peças para a produção.” Lance Walters, presidente

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