382-2021-10

84 Outubro 2021 | AutoData D epois das boas surpresas que abra- çaramomercado de caminhões em 2021 a projeção para 2022 é de mais um ano de crescimento, ainda que limitado pelo abastecimento de compo- nentes, entende LanceWalters, presidente da DAF: “O mercado crescerá mas não dobrará volumes como aconteceu esse ano. As antecipações de compra por causa da mudança de motorização em 2023 não serão tão fortes como em outros anos pela limitação de peças para a produção”. Assim, comexpectativa de crescimento mas de olho na capacidade de produção por causa de todos os problemas que a cadeia global de fornecimento está pas- sando, a DAFmonitora de perto a situação dos semicondutores a partir dos seus cen- tros de compra no Brasil, Estados Unidos e Europa. Outros componentes, como pneus, cuja falta causou impacto sobre a pro- dução em 2021, já estão com entregas estabilizadas e não preocupam, até ago- ra, a montadora, que também monitora a situação da pandemia da covid-19 em alguns mercados nos quais seus forne- cedores possuem operação, o que pode gerar algum tipo de baque na operação. Com relação às vendas de 2022 a ex- pectativa é a de que o mercado continue aquecido, ainda puxado pela forte de- manda do agronegócio, que deverá seguir com bons números no ano que vem. Mas o porcentual de crescimento ante 2021 dependerá muito da disponibilidade de peças e da capacidade de produção da indústria. No caso particular da DAF as projeções para 2022 já estão fechadas: vender 30% ou 40% a mais do que em 2021, com a produção acompanhando esse ritmo de expansão, já que é totalmente dedicada ao mercado interno. Esse incremento será puxado pelo bommomento dos segmen- tos que a empresa atende, como o agro- negócio, e pelo portfólio maior, que conta Por Caio Bednarski Mais um ano de crescimento DAF aposta em alta no ano que vem, mas entende que tamanho da expansão dependerá da capacidade da indústria em atender aos pedidos PERSPECTIVAS 2022 » DAF Divulgação/DAF

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=