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79 AutoData | Outubro 2021 Divulgação/Kia Motors do Brasil “No ano que vem teremos produto para vender, o que não ocorre hoje. Perdemos muita venda este ano por falta de produto. As concessionárias estão brigando por carro.” José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil prevendo dólar na faixa de R$ 5,60, o que deve significar alta de 8% para o ano que vem”. Outra questão preocupante citada pelo empresário é uma possível mudança na tributação dos importados para o ano que vem, indefinição que gera incerteza: “Es - tamos comprando carro este mês para vender em janeiro, sem saber o valor do imposto e muito menos o câmbio”. Por úl - timo o presidente da Kia Motors cita a per- sistente falta de semicondutores e acredita que o cenário deva se prolongar pelo ano que vem. Por tudo isso Gandini afirma que tem relutado até em nomear concessionários: “Vários grupos têm nos procurado para representar a Kia no Brasil, mas se os nome- amos temos de oferecer carro para vender. A responsabilidade é nossa”. VOLVO: ATENÇÃO EXCLUSIVA AOS ELÉTRICOS. Mais do que simplesmente crescer em 2022 aVolvo pretende que o aumento nas vendas seja representado por grande avan- ço de participação de veículos 100% elétri- cos. A iniciativa, inaugurada em setembro como XC40 P8 Pure Electric, seu primeiro carro totalmente elétrico, será um dos pi- lares de atuação no ano que vem. Segundo João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Bra- sil, dois modelos já estão confirmados: o C40, crossover que utiliza a plataforma do XC40, estreia em fevereiro ou mais tardar em março. Depois dele, “em algum mo - mento do ano”, será a vez da versão P6 do XC40. Trata-se de uma opção mais barata do SUV elétrico, com apenas um motor – na P8 são dois. Para o diretor omovimento é estratégi - co: “Preferimos crescer um pouco menos, mas vendendo uma quantidade maior de carros 100% elétricos, do que avançar 20% ou 30% [commodelos a combustão]”. Hoje a empresa não oferecemais no Brasil modelos totalmente a combustão, mas somente híbridos plug-in e o puramente elétrico XC40 P8. Oliveira prevê fechar este ano com um volume próximo de 8 mil unidades Volvo empresa fabrica o caminhão leve Bongo para venda no Brasil: “Umcontêiner custava US$ 1,8 mil antes da pandemia e o preço subiu para US$ 10 mil. Conseguimos ne- gociar alguns e baixar o valor para cerca de US$ 4 mil, mas já estão falando em US$ 12 mil para o ano que vem. Isso tornará a operação inviável”. Ele diz que 2021 foi um anomuito difícil para se fazer planejamentos. E também aponta algumas preocupações para o ano que vem, dadas as eleições e os possíveis reflexos sobre o câmbio: “Os bancos estão

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