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78 Outubro 2021 | AutoData PERSPECTIVAS 2022 » MERCADO DE LUXO E m linhas gerais asmontadoras do seg- mento de luxo, também chamado de premium, sem produção no Brasil, apostam em crescimento das ven- das no ano que vem, ainda que modesto no cômputo geral, limitado principalmente pela escassez de semicondutores e difi - culdades logísticas nas matrizes, ambas originadas pela pandemia. O cenário faz com que atrasem e encolham os lotes de veículos destinados ao Brasil. Aestratégia para 2022, de qualquer for- ma, está bem clara e definida: encharcar o mercado de novidades, especialmente de modelos híbridos e elétricos. É o caso da KiaMotors, cuja expectativa para renovação da linha de veículos, par- ticularmente SUVs, faz o empresário José Luiz Gandini, seu presidente, estimar um 2022 bem melhor do que este ano: “Tere - mos produto para vender, o que não ocorre hoje”. Em números ele projeta fechar este ano com5mil unidades comercializadas e saltar o volume para algo de 8 mil a 9 mil veículos vendidos no ano que vem. Assim o crescimento poderá exceder os 60%, ín- dice que anima o empresário a dizer que, na média, a Kia Motors deve crescer mais que outras marcas. “Perdemos muita venda este ano por falta de produto. As concessionárias estão brigando por carro.” As novidades emSUVs serão cinco, em praticamente todos os sub-segmentos: três inéditos, Stonic, EV6 e Niro, e duas Por Hairton Ponciano Voz Enorme lista de lançamentos Montadoras do segmento de luxo apostam em novidades para causar impacto no consumidor e alavancar suas vendas no ano que vem renovações de modelos atuais, Sportage e Sorento. Na segundametade de outubro chega o primeiro lote de 150 unidades do Stonic, commotorização híbrida, na mesma faixa do Jeep Renegade. Gandini estima poten- cial de vendas em torno de 400 unidades/ mês. Já o crossover EV6 foi lançado mun- dialmente este ano e oferece propulsão 100% elétrica, enquanto o Niro é outro com tecnologia híbrida. O novo Sportage, que também recebeu propulsão híbrida, chega emoutubro, mas ainda para homologação. Aperspectiva do empresário é que a produção das unidades destinadas ao Brasil comece em janeiro na Coreia do Sul. O novo Sorento deve chegar em novembro. Gandini aposta ainda na van Carnival, apesar dos percalços de logística: a Kia Motors do Brasil recebeu só em setembro 45 unidades encomendadas em janeiro. A razão, naturalmente, foi a crise dos semi- condutores, que atrasou a produção. Mas as encrencas logísticas também atravancam o processo: “Temos outras cinco Carnival que embarcaramna Coreia hámais de um mês e chegarão aqui só no fim de outu - bro. Não tem cabimento”. Ele reclama mas ocorre que amalhamarítima também teve redução, a exemplo da aérea, o que implica em mais paradas ao longo do trajeto. Outra queixa de Gandini refere-se à falta de contêineres para transporte de peças da Coréia do Sul para o Uruguai, onde a

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