382-2021-10

74 Outubro 2021 | AutoData I ndependente do que acontecerá ainda este ano e em 2022 a Toyota acredita que está no caminho para crescer e retomar a lucratividade no Brasil. Pro- dução, exportação e vendas ao mercado interno certamente serãomelhores no ano que vem, na projeção de Rafael Chang, presidente da operação no Brasil: “É preci- so ter umbalanço de volume, lucratividade e, principalmente, capacidade de atender às expectativas dos clientes”. Aumentar a oferta de produtos que os consumidores estão demandando é o maior desafio a partir de agora. Mesmo otimista Chang aponta diversos fatores que podem prejudicar o desempenho de todo o mercado, não apenas da Toyota: “É uma questão de logística e de dis- ponibilidade de peças para a produção”. Em 2021 a preocupação não foi somen- te com a crise dos semicondutores mas, também, com os impactos da pandemia que afetaram outras regiões importantes no contexto automotivo. Chang descreve o que aconteceu em agosto e setembro, quando a Toyota paralisou a produção no País: “Paramos por causa do lockdown na Ásia, que prejudicou o fluxo dos compo - nentes importados”. Com esses e outros imprevistos, que até agora atingem de alguma forma a ca- deia produtiva, a expectativa é que sejam negociadas 2,1 milhões de unidades este ano. O que Chang classifica como imprevis - tos poderá invadir 2022 “afetando a pro- dução no primeiro semestre, pelo menos”. Mesmo assim a projeção para o mercado interno é de crescimento de dois dígitos, para 2,5milhões a 2,6milhões de unidades. “Aparentemente não teremos o qua- dro da pandemia agravado no próximo ano. É o que eu espero. A vacinação está avançando e isso pode ajudar muito na Por Leandro Alves A procura pelo azul Aumento da produção no Brasil e da exportação para a região conduzirão a Toyota para o caminho da lucratividade em 2022 PERSPECTIVAS 2022 » TOYOTA Divulgação/Toyota

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=