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61 AutoData | Outubro 2021 ampliando, assim, a capilaridade da rede. Alfonso justifica que existem regiões em que a Caoa Chery ainda não está presen- te e será delas que virá parte do volume adicional estimado. Ele descarta também a possibilidade de a companhia não conseguir atender à demanda calculada. As fábricas, segundo ele, estão adaptadas para produzir veícu- los com a quantidade de peças disponível, obedecendo programação flexível: “Não temos restrição: temos fôlego e capaci- dade para atender à demanda. Abrimos o segundo turno de produção emAnápolis e em Jacareí estamos subindo o ritmo. Lá fazíamos quarenta carros por dia, agora saltamos para de oitenta a noventa unida- des por dia. E estamos investindo para co- locar mais capacidade nas duas fábricas”. Alfonso reclama, porém, da falta de contêineres, de navios parados, de aci- dentes climáticos que fecham fábricas ao redor do mundo e da limitação de insu- mos para a cadeia fornecedora. O cenário político e econômico brasileiro também preocupa. “Essa turbulência econômica, aliada à instabilidade política, irá longe. Teremos mais um ano inteiro, com eleições, sem saber o que acontecerá no cenário político, que afeta a economia.” Foi a instabilidade econômica que fez a Caoa Chery puxar o freio no seu plano de exportações. No ano passado algumas unidades do Tiggo 2 foram enviadas ao Paraguai, no que era, à época, o primeiro passo para um planejamento maior. Mas a instabilidade do câmbio e dos custos, de matéria-prima à energia, fez a com- panhia recuar. Alfonso explica que houve também necessidade de priorizar o mer- cado interno. “O câmbio está favorável para exportar, mas os custos sobemmuito. Se você firmar um contrato hoje poderá ter surpresas desagradáveis amanhã. Estamos caute- losos para não fazer um movimento na hora errada.” O foco acabou ficando no mercado doméstico, que recebeu novidades como o Tiggo 8, o Tiggo 3X emais recentemente o Arrizo 6 Pro, uma versão mais rechea- da de tecnologia do sedã produzido em Jacareí, SP. Vai em direção ao que a com- panhia tempercebido nomercado: desejo do consumidor em comprar carros mais completos. Os consumidores das prateleiras ainda mais de cima também estão na mira da empresa, que em 2022 deverá lançar os modelos da marca Exeed, mais luxuosa. Outra novidade deverá ser a chamada fase 2 do plano de eletrificação da Caoa Chery, que começou com um pequeno lote do Arrizo elétrico e vem atendendo às expectativas, embora seja operação ainda bem enxuta, quase um teste piloto. Alfonso garantiu que mais modelos elé- tricos deverão chegar ao mercado até o fim do primeiro trimestre. “ Este ano, se chegarmos a 2 milhões de veículos de passeio e comerciais leves, estará bom. A situação da indústria está mais frágil do que imaginávamos. Teremos mais dois ou três meses um pouco mais baixos do que projetávamos.” Márcio Alfonso, CEO

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