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59 AutoData | Outubro 2021 servem como parâmetro para projetar os negócios no País, “haverá pequena des- valorização do real, deixando a cotação do dólar em algo como R$ 5,25, R$ 5,30”. Na avaliação de Krieger, contudo, neste momento a volatilidade damoeda nacional ainda é grande, o que pode levar algumas incertezas para o ano que vem: “Particu- larmente é difícil afirmar com convicção o que acontecerá. Estamos trabalhando comessa pequena desvalorização do real. Mas é como sempre digo, brincando: o câmbio existe para deixar os economistas humildes”. A projeção do PIB para este ano é de 5% e em 2022, com base de comparação mais robusta, um avanço de 2%. Já a taxa básica de juros “não será um grande fator de preocupação para o desenvolvimen- to dos nossos negócios”, mesmo Krieger projetando elevação para algo de 9% a 10% em 2022: “Há demanda reprimida no mercado nacional. Independente da razão acho que as pessoas continuam com- prando carros. E, no segmento de luxo, dando mais vazão à produção, o mercado continuará crescendo”. Krieger acredita que, sobre a oferta de veículos híbridos e elétricos, haverá reno- vação dos incentivos para a importação desses modelos, que variam de isenção total ou imposto de 7%, dependendo do cálculo da eficiência energética de cada um deles: “A sinalização que recebemos da Anfavea é de que as condições atuais terão continuidade em 2022”. Assim, a BMWmanterá seu programa de lançamentos para atender o compro- misso global de até 2030 ter 50% do seu portfólio formado por modelos híbridos e elétricos. Krieger falou com a reporta- gem da Alemanha, na primeira semana de outubro. Durante entrevista por víde- oconferência ele citou uma das razões da viagem para a matriz: “Vim conhecer um dos modelos que será lançado na Europa em novembro e que pretendemos levar para o Brasil ainda no primeiro semestre de 2022”. A BMW já anunciou que importará o novo SUV elétrico iX e, também, o novís- simo sedã i4, justamente o modelo que Krieger conheceu na Alemanha. De 18% a 20% das vendas da BMW no Brasil são de modelos híbridos, híbridos plug-in ou elétricos. Diante do cenário que oferece boas condições para seguir ampliando sua par- ticipação no mercado brasileiro é natural que a BMW esteja trabalhando para rea- lizar investimentos. E, de fato, isso pode acontecer em 2022, sobretudo na produ- ção de novos modelos no País: “Vemmais coisa pela frente, para 2022, mas ainda não posso revelar. Mas adianto que mui- to em breve conversaremos sobre essas novidades que, esperamos, tragam novos investimentos para o País”. “ Há demanda reprimida no mercado nacional. No segmento de luxo, dando mais vazão à produção, o mercado continuará crescendo.” Aksel Krieger, CEO do Grupo BMW no Brasil

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