382-2021-10

52 Outubro 2021 | AutoData PERSPECTIVAS 2022 » AMÉRICA LATINA 383 000 450 000 250 000 280 000 380 000 115 896 157 471 415 000 126 194 162 686 +18,0 % +9,2 % +12,0 % +8,8 % +3,3 % +8,7 % Projeção de vendas totais de automóveis e comerciais leves 2021 | 2022 O Paraguai negociará este ano pouco mais do que 64mil unidades, sendo apenas 36% de veículos novos. Apreferência é para os usados, muitos deles quase emestado de sucata vindo de países como os Estados Unidos. Assim a projeção da Aladda para 2022 é que os distribuidores negociem 25 mil veículos novos – a idademédia da frota paraguaia é de 18 anos. Na Bolívia, comuma frota de 2 milhões de veículos e idade média também de 18 anos, a entrada ilegal de usados é uma ati- vidade que, segundo a CâmaraAutomotor Boliviana, retira 1,5 ponto porcentual do PIB todos os anos. Assimomercado formal terá em 2021 somente 41 mil unidades novas negociadas. O campeão dessa estatística é oMéxico. De 2005 a 2020 nada menos do que 8,6 milhões de veículos chamados chatarra, ou sucatas, entraram naquele país, a esma- gadora maioria vindo dos Estados Unidos. Mesmo comonze fábricas produzindomais de 3 milhões de veículos em 2020 e este volume continuando a acelerar em 6,4% este ano, até setembro, a idade média da frota mexicana continua alta, 14 anos para os automóveis e 18 anos nos caminhões. Isso representa uma grande oportuni- dade para o Brasil, capaz de atender com volumes significativos não só o mercado mexicanomas os de todos os outros países da região, porque seus produtos são mais condizentes com a realidade econômica desses lugares. Segundo a associação dos distribuido- res doMéxico omercado em2021 crescerá 18%. E para o próximo ano a expectativa é de incremento de 8,7%. Porém os impor- tados usados ocupam 13% destemercado, que negociará mais de 1,1 milhão de uni- dades em 2022. TRANSIÇÃO A eletrificação não é um tema que está ausente dos negócios automotivos na região. Ainda que os números sejam modestos a velocidade na oferta de veí- culos elétricos e híbridos tem relação com políticas específicas. Com incentivos a Colômbia está au- mentando rapidamente a participação dos modelos emissão zero. Enquanto o carro com motor a combustão importado paga 19% para entrar ali os elétricos e híbridos chegam recolhendo apenas 5%. Até se- tembro foramvendidos ali 8,4 mil híbridos, aumento de 391% ante 2020, 1 mil híbridos plug-in, 279% de avanço, e mais 655 total- mente elétricos. No Chile, mercado que não taxa a en- trada de produtos importados, foramven- didos 1 mil 172 híbridos, variação de 320% na comparação com 2020, e 282 elétricos, crescimento de 314%. 1 092 128 1 187 116 Argentina Chile Colômbia Equador México Peru Fonte: Aladda

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