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51 AutoData | Outubro 2021 10,2 13,8 20,4 5,2 7,7 10,7 5,2 12,1 0,06 7,5 9,7 14,0 3,7 4,5 7,6 3,7 10,0 0,04 9 888 8 751 14 772 6 423 6 222 9 862 6 958 16 111 2 299 8 433 6 450 12 612 5 207 5 316 8 069 5 845 15 332 1 739 fimda década com500mil veículos novos sendo comercializados anualmente. FALTA INTEGRAÇÃO Esses movimentos poderiam ser uma grande oportunidade para a produção bra- sileira, mas ainda não o são. Apenas 10%dos veículos vendidos na América Latina têm origemnas fábricas brasileiras – a exceção é a Argentina, com 50%. Acompetitividade dos produtos nacio- nais, comparada principalmente com os veículos importados da Ásia, e ainda mais deteriorada com o custo Brasil, é a maior dificuldade para aumentar a participação nacional nesses países. Mas não é só isso: uma regulamentação comum a todos no que diz respeito à configuração dos veícu - los vendidos na região é um pleito antigo das entidades e que continua engavetado nos gabinetes de gente dos governos há anos. Durante o Congresso Latino-America- no de Negócios da Indústria Automotiva, organizado por AutoData em meados de agosto, o presidente daAnfavea, Luiz Carlos Moraes, propôs que um dos pontos que poderia melhorar o ambiente de negócios é ter apenas uma regulamentação para os produtos automotivos feitos na região, eliminando as especificidades de cada mercado”. Adefa, a Anfavea argentina, e Acara, a Fenabrave local, concordaram. A concorrência global também é um fator importante, principalmente nos países banhados pelo Oceano Pacífico. Omelhor exemplovemdo Chile: em2020 a participa- ção dos veículos chineses nas vendas totais foi de 24,5%, índice que chegou a 35,9% este ano. No Peru três das dezmarcasmais vendidas são chinesas. E outras cinco são coreanas ou japonesas, comvolumes sig- nificativos vindos da Ásia. Nenhum outro desafio, entretanto, su - pera a concorrência dos veículos usados importados por vários países da região. Este movimento, ilegal em lugares como o Brasil e a Argentina, eleva substancialmente a idade média da frota, além de corroer o mercado de veículos novos. Retrato da América Latina 2019 | Veículos por 1 mil habitantes | 2020 | PIB per Capita (US$) Argentina Brasil Chile Colômbia Equador México Peru Uruguai Venezuela Fonte: Aladda

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