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50 Outubro 2021 | AutoData PERSPECTIVAS 2022 » AMÉRICA LATINA A o que tudo indica a América Lati- na está retomando ritmo de vendas nos seus mercados mais relevantes capaz de fazer valer o sonho de, em algum ano ainda desta década, atingir o mítico volume de 6 milhões de unidades vendidas. Mas este objetivo ainda está lon- ge e depende, emmaior parte, da reação dos mercados do Brasil e da Argentina. O cenário de pandemia e a deterioração da economia nos países mais fragilizados, que derrubaram as vendas sobretudo em 2020, evitando tambémuma recuperação mais forte em 2021, parece que está aca- bando. O desafio é administrar a crise dos semicondutores no primeiro semestre de 2022 ajustando a oferta à demanda e me- lhorando o desempenho das fabricantes brasileiras, que ainda têm muito espaço para crescer nos países da região. Como disse Alejandro Saubidet, presi- dente daAladda, Associação Latino-ameri- cana de distribuidores deVeículos, “houve retração da capacidade de consumo com a pandemia e outros fatores específicos de cada país, como a prolongada crise argenti- na. Isso diminuiu o índice de veículos novos vendidos a cada 1 mil habitantes”. A expectativa é que a partir de 2022 as vendas passem a crescer dois dígitos por- centuais, especialmente nos maiores mer- cados, sinalizando a recuperação gradual. Espera-se que outros entraves, como a aplicação de leis que impeçamo comércio de veículos usados vindos do Exterior em Por Leandro Alves Bons ventos sopram do Pacífico Colômbia, Chile e Peru têm vendas em plena recuperação e em 2022 espera-se que até a Argentina cresça bastante alguns países, ajude a dar um impulso no desenvolvimento dos mercados regionais. Por enquanto, olhando para 2022 e con- siderando apenas os países com vendas acima de 100mil veículos ao ano, Argentina, Colômbia e Chile destacam-se. Ademanda reprimida pela falta de produtos justifica, em parte, a evolução de dois dígitos por- centuais projetados pelas entidades dos distribuidores nesses dois países. AArgen- tina pode crescer 18% no ano que vem. Segundo a Acara, entidade mantida pelos revendedores na Argentina, a recu- peração econômica passa pelo aumen- to do poder de compra e do consumo, o que acontecerá de forma lenta e gradual. Porém, para o presidente Marcelo Randa- zzo retomar o patamar recorde de 900 mil unidades de 2017 é um objetivo que pode ser alcançado ainda nesta década: “Em 2020 a previsão era de 250 mil unidades e conseguimos chegar a 342 mil com a rea- bertura dos estabelecimentos e o início da vacinação. Para este ano aguardamos alta de 18%. Nesse ritmo podemos acreditar em vendas como as de 2017 antes de 2030”. Apartir daí, então, espera-se omercado da Argentina consumindo 1,2 milhão de unidades ao ano. Já o Chile está próximo de retomar seu recorde histórico, de 417 mil unidades em 2018, ematé dois anos. Para 2022 a expec- tativa é bater na trave, com415mil veículos novos, sendo um em cada três modelos vendidos de origem chinesa. E chegar ao

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