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106 Outubro 2021 | AutoData PERSPECTIVAS 2022 » IMPLEMENTOS E CARROCERIAS tiveram recuo nos preços”. A crise de se- micondutores preocupa, mas commenor intensidade que nos veículos leves. Ricardo Portolon, diretor comercial e de marketing da Marcopolo, também re - vela otimismo para o mercado em 2022, principalmente pelo avanço da vacinação. A companhia ingressa no último trimestre do ano com carteira encerrada e entre- gas programadas para o início do próxi- mo exercício: “Nós nos aproximamos do desempenho pré-pandemia”. Ele reconhece que o mercado não de - verá ter um resultado homogêneo. Nos ur - banos o desafio será maior, enquanto nos rodoviários as perspectivas são boas: “Não temos um índice de crescimento particular fechado, mas estimamos alta de 10% no mercado em geral”. O que deve ocorrer é uma mudança no mix de produtos, com maior participação dos rodoviários. Portolon crê na retomada gradativa dos passageiros, mas sem recuperar as perdas da pandemia, o que deve acelerar a rediscussão do sistema. Avalia como provável a adoção de ônibus menores e configurações diferentes na busca por produtos com melhor custo operacional: “É uma situação que terá variações de ci - dade a cidade e até mesmo de linha para linha. Sem dúvida haverá discussões com base no custo da tarifa e na remuneração do operador”. Omercado demicros será movimenta- do pela recente licitação de 7 mil unidades do Caminho da Escola, com entregas para 2022, compensando a baixa renovação durante a pandemia. No segmento de fretamento a tendência é acomodação, mesmo que setores como mineração e agronegócio sigam aquecidos. Para Portolan, neste momento, a infla - ção tem sido itemmais desafiador do que a própria pandemia, pois são poucas as alternativas para controlar os aumentos de custos: “A opção tem sido repassar ao menos o índice inflacionário, o que não co - bre as elevações do processo produtivo”. O executivo também considera provável a antecipação de compras em função da chegada do Euro 6 em 2023. “ Empresas capitalizadas e com visão estratégica poderão antecipar compras de ônibus devido ao Euro 6 em 2023, melhorando o resultado do ano que vem.” Ruben Bisi, presidente da Fabus Divulgação/Fabus

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