382-2021-10

102 Outubro 2021 | AutoData PERSPECTIVAS 2022 » IMPLEMENTOS E CARROCERIAS S e repetir, em 2022, o resultado do exercício atual, que deverá alcançar volume estimado em 156 mil unida- des, somados veículos rebocados e sobre chassi, a indústria nacional de imple- mentos rodoviários se dará por satisfeita. A confiança manifestada por José Carlos Spricigo, presidente da Anfir, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, se dá pela expectativa de continuidade de bom desempenho em duas atividades vitais para o segmento: agronegócio e construção civil, os quais inflam o mercado de veículos rebocados, que deve se aproximar de 95 mil unidades em 2021. O otimismo, no entanto, está centrado no primeiro semestre que, na opinião de Por Roberto Hunoff Otimismo, sim. Cautela também. Fabricantes de implementos rodoviários e de carrocerias de ônibus projetam 2022 com comportamentos distintos nos dois semestres Spricigo, seguirá no mesmo compasso deste ano: “Alcançamos este patamar por- que a indústria tem capacidade para 100 mil reboques e semirreboques anuais. E parte da carteira ficará para o início de 2022”. Para o segundo semestre o compor- tamento é de cautela: “Acredito que será mais difícil do que omesmo período deste ano em razão da tendência de juros mais elevados, inflação que pode chegar nos dois dígitos e o processo eleitoral”. Outra preocupação é com gargalos ainda muito presentes no fornecimento de freios, cilindros hidráulicos e pneus, por exemplo, bem como o preço do aço, que sofreu variações de 100% a 120%. De acordo com Spricigo a indústria se- Divulgação/Randon

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=