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11 AutoData | Abril 2020 ralisante maior concentração de empresas do setor automotivo. Mas diante do risco à saúde e do necessário distanciamento social a parada das fábricas foi inevitável, explica Luiz Carlos Moraes, presidente daAnfavea: “Há fábricas que têm milhares de funcio - nários. Os administrativos estão atuando emhome o ce, mas para aqueles das áre - as produtivas, mesmo que estas fossem adaptadas, há o restaurante, o transporte fretado... é uma precaução necessária”. O dirigente revela que logo no início da chegada da pandemia ao País o número de faltas já cresceu fortemente, com os funcionários tomando medidas por con - ta própria para fugir do contágio. Os sin - dicatos pressionaram por uma decisão rápida que evitasse uma contaminação em massa. O dos metalúrgicos do ABC, por exemplo, já no começo da segunda quinzena de março alertava em sua pu - blicação Tribuna Metalúrgica: “Ou as em - presas param até dia 30 ou nós paramos as empresas. Não adianta uma parar e a outra não, já que muitas empresas forne - cem para mais de uma montadora”. Por conta própria, as fábricas interromperam a produção até antes. A natural reação em cadeia foi senti - da imediatamente nos fornecedores, que também suspenderam as atividades, en - quanto as concessionárias foram fecha - das por força de decisões estaduais, com dias é o atual nível de estoque de veículos nas fábricas e nas concessionárias, segundo a Anfavea 48

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