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63 AutoData | Novembro 2019 Divulgação/VW AVolkswagen reestrutura a pro- dução de suas fábricas locais em função da crise na Argentina. Na unidade Anchieta a partir de ja- neiro 1,4 mil funcionários entrarão em lay-off até maio, o que repre- senta, na prática, o desligamento temporário do terceiro turno na unidade onde são produzidos o hatch Polo, o sedã Virtus e a pi- cape Saveiro. De acordo com o sindicato, a montadora também está avaliando de forma mensal o volume de produção da unidade de Taubaté, no Interior paulista. Trabalham ali 3,4 mil funcionários. Já na fábrica instalada em São José dos Pinhais, PR, empresa e trabalhadores conversam sobre a redução da produção na linha que produz Fox, Golf e T-Cross. Haverá reflexos na produção demotores e transmissões na unidade mantida pela companhia emSão Carlos, SP, que, desde setembro, segundo o sindicato dos metalúrgicos local, opera com baixos volumes. Desde então são promovidas férias cole- tivas para grupos formados por 85 funcionários mensalmente. Hoje na unidade são 970 funcionários diretos trabalhando em dois tur- nos e meio. A unidade também é responsável pela produção de ca- beçotes que são exportados para a fábrica de Chemnitz, na Alemanha. A Continental Pneus está apro- veitando o bom momento do se- tor de caminhões e ônibus para alavancar suas vendas no mer- cado brasileiro. Segundo o vice- -presidente da divisão pneus para o Mercosul, Renato Sarzano, a ex- pectativa é a de que as montado- ras produzam 150 mil unidades no País até dezembro. A fábrica de Camaçari, BA, opera em sua ca- pacidademáxima, entregando 800 mil pneus por ano. Amaior parte é vendida no Brasil, mas há unidades exportadas para Argentina, Para- guai e Uruguai. Para o ano que vem a companhia espera que o seg- mento continue crescendo, mas em ritmo menor: “Como a base comparativa será maior por causa dos resultados deste ano não acho que o segmento de caminhões e ônibus crescerá dois dígitos mas sim algo em torno de 5% de alta”. Crise argentina leva VW a reorganizar produção no Brasil Continental Pneus aproveita crescimento de pesados A Randon estima que, no início de 2021, iniciará a venda do pri- meiro semirreboque com tração auxiliar elétrica da América Lati- na. O modelo Hybrid R, dotado do sistema e-sys, desenvolvido em conjunto com a Suspensys, uma das fabricantes de autopeças do grupo de Caxias do Sul, RS, e o Centro Tecnológico Randon, entra, agora, para um período de testes de durabilidade. O equipamento é formado por motor elétrico, eixo de tração, in- versor de frequência, software e conjunto de baterias. De acordo com a empresa, o sistema reduz, dependendo da configuração e da aplicação em uso, em até 25% o consumo de combustível nos aclives. Nos de- clives o sistema faz a regenera- ção da energia para a recarga das baterias. Randon apresenta semirreboque com tração elétrica
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