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57 AutoData | Novembro 2019 57 naNACVéumveículoindicadoparaaplicações vocacionais como operações logísticas em centros urbanos. O veículo conta com uma célula a combustível de membrana de troca de prótons (PEM) da Hydrogenics, empresa recentemente adquirida pela Cummins. A nova solução para logística urbana foi projetada para uma célula de combustível de 90 kW e é escalável em incrementos de 30 kW ou 45 kW até 180 kW e também possui uma capacidade da bateria de íons de lítio de 100 kWh. Com essa energia, o veículo tem capacidade para rodar até 400 quilômetros ou o dobro disso com tanques de hidrogênio adicionais. Muitos dos componentes críticos do trem de força, incluindo a célula de combustível PEM, foram projetados e desenvolvidos pela própria Cummins. A ideia da fabricante de motores foi demonstrar às montadoras de veículos comerciais as diversas possibili- dades futuras para propulsão veicular mais eficiente e ambientalmente amigável. Para o Brasil, a aposta da Cummins como alternativa ao diesel é o motor a gás natural. A empresa exibiu na última Fenatran o mo- tor a gás natural L9N Near Zero, considerado o motor a combustão mais limpo do mun- do, com 320 cv de potência e 138,2 kgfm de torque máximo. Segundo a empresa, ele oferece redução de 80% na emissão de partículas, 90% de óxidos de nitrogênio (NOx) e 70% de emissão dos gases de efeito estufa. “Os motores movidos a gás natural são muito limpos e eficientes. O aumento da abundância de gás, uma tecnologia madura que requer investimentos em infraestrutura relativamente simples, faz com que esses motores sejam uma ótima solução para mui- tos clientes e mercados, inclusive na América Latina”, diz Luís Pasquotto, Vice-presidente da Cummins Inc. e Presidente da Cummins Brasil. O Cummins L9N Near Zero será utilizado em um ônibus com capacidade para até 101 passageiros que irá circular por Santiago, no Chile, sendo sua primeira aplicação fora dos Estados Unidos. Por AutoData Empresarial

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