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26 Novembro 2019 | AutoData Veículos » Teste de impacto O s carros fabricados no Brasil sãomais seguros do que aqueles produzidos emoutros países, particularmente os da América Latina? A princípio, para responder a esta pergunta, bastaria com- parar os resultados dos testes de impacto do Latin NCAP, mas o resultado real requer análise mais complexa. O Latin NCAP já avaliou 44 veículos co- mercializados atualmente no Brasil, tanto nacionais como importados. Onúmero seria de 47 se considerados Chevrolet Onix e Prisma, Fiat Argo e Cronos e Renault San- dero e Logan como modelos separados, como o são, mas o órgão os agrupa em um mesmo resultado. “Já foi o tempo em que falar sobre aci- dentes e airbags era tabu”, observa Cássio Pagliarini, consultor associado da Bright Consulting, com experiência profissional em três montadoras de grande volume. Segundo o consultor alguns frotistas não compramveículos com nota inferior a três estrelas – portanto a segurança já é um item definitivo para a venda, ao menos nesse caso. Não por outromotivo quando o Chevro- let Onix, líder do mercado nacional, rece- beu nota zero no teste realizado pelo Latin NCAPemmaio de 2017 a GMprovidenciou melhorias estruturais no carro e o subme- teu a um novo teste em janeiro de 2018, recuperando as três estrelas que obtivera no primeiro teste, de dezembro de 2014. A Por Sergio Quintanilha Constelação nacional Veículos produzidos no Brasil avançam na pontuação do ranking de estrelas do Latin NCAP para crash-tests diferença de notas ocorreu por causa da mudança do protocolo do Latin NCAP, que se tornoumais rígido em janeiro de 2016. Os testes realizados de 2010 a 2015 aparecem no site do Latin NCAP com estrelas azuis, enquanto os testes feitos a partir de 2016 são identificados com estrelas amarelas. Este é o ponto primordial para respon- der à pergunta do primeiro parágrafo: não se pode colocar no mesmo pacote carros testados sob os protocolos azul e amarelo. Dois casos emblemáticos são o Volkswa- gen Up! e o Jeep Renegade: ambos con- quistaram cinco estrelas na proteção para adultos sob o protocolo azul, equipados com apenas dois airbags. Para manter as cinco estrelas sob o protocolo amarelo pre- cisariam estar equipados também com airbags laterais e controle de estabilidade. Para o gerente de segurança veicular da VW, Paulo Morassi, “o nível de segu- rança dos carros VWfabricados no Brasil é equivalente ao dosmodelos produzidos na Europa”. Para ele o tema segurança veicular é cada vez mais valorizado pelos clientes. Para o presidente daAnfavea, Luiz Car- los Moraes, “as notas melhores do Latin NCAP são resultado dos investimentos aplicados no desenvolvimento de novas tecnologias e sistemas de segurança”. Amarelou Feita a ressalva é possível afirmar que, sim, carros fabricados no Brasil têmmelho-

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