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99 AutoData | Outubro 2019 Para o ano que vem o executivo acre- dita que o mercado brasileiro crescerá de 5% a 6%, alcançando 2 milhões 930 mil unidades vendidas: “Mesmo não sendo um resultado que podemos considerar como ótimo não se pode deixar de registrar que será o quarto ano seguido de crescimento no Brasil e que chegaremos muito próxi- mos à barreira psicológica das 3 milhões de unidades vendidas em um ano.” Di Si acredita que em mais quatro a cinco anos o País voltará ao patamar de 3,8milhões de unidades para seumercado interno, alcançando o recorde de 2012. Na produção deste 2019 a VWaumen- tará emaproximadamente 10% seu volume no Brasil, mesmo com redução de cerca de 50% nas exportações para a Argenti- na: o volume perdido será compensado pelo aumento das vendas aqui e pelos embarques ao México e outros países latino-americanos. A VW programou sete lançamentos para os próximos meses, sendo três ainda neste ano: Golf híbrido e hibrido plug-in e nova versão do Virtus. Em 2020 chegarão os outros quatro, sendo o mais importante uma versão denominada de urban coupé do T-Cross, ainda no primeiro semestre. “A evolução econômica no Brasil pode não estar ainda apresentando a solidez que necessitamos, mas está positiva, principalmente no setor automotivo.” O mercado argentino, calcula, deverá fechar este ano em algo perto de 370 mil unidades. Para 2020 considera muito difícil qualquer tipo de previsão neste momen- to: “Precisamos aguardar as eleições e as primeiras medidas no novo governo. Até lá viveremos altos e baixos”. Aprodução local, no entanto, continua- rá estável em razão das exportações para o Brasil e de transmissões para a Europa: “65% da produção da Argentina têm como destino o Brasil, enquanto 93% das trans- missões são exportadas”. Para as exportações a partir do Brasil a participação de outros países da América Latina continua tímida, considera: “Colôm- bia e Peru estão em baixa enquanto nos demais exportamos impostos. A compe- titividade é muito difícil de ser alcançada mas precisamos ganhar mercado mesmo trabalhando com uma margem mínima de rentabilidade. E, no futuro, torcer para redução da burocracia e dos impostos”. Di Si lembra que a eletrificação a partir de agora chegará muito forte à Europa e China: “No curto prazo isto será benéfico para nossas fábricas do Brasil e da Argen- tina, que absorverão parte da produção de tecnologias de combustão interna. Porém será um quadro temporário. Trabalhamos com compromisso de no futuro produ- zir somente veículos com CO2 neutro e isso inevitavelmente ocorrerá também na América Latina, mesmo que em um processo mais lento”. Por isso ele entende que o momento é relevante para “já pensarmos no que produziremos daqui vinte, trinta anos: pre- cisamos começar, desde já, a estudar um Rota 2040, 2050”. Produção Vendas Exportação Produção Vendas Exportação PIB (%) Dólar (R$) Selic (%) Inflação (%) Mercado total (em mil unidades) Montadora (em mil unidades) Macroeconomia 10 % 2 930 (5 % a 6 % ) 2 a 3 4 5,25 3,85 Perspectivas 2020

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