360-2019-10

96 Outubro 2019 | AutoData Perspectivas 2020 » Toyota Por André Barros Reduzindo a marcha Toyota vê sinais de resfriamento do mercado, mas projeta um 2020 estável com relação a este ano “Embora nosso trabalho seja excep- cional na Argentina, onde lideramos as vendas com o Etios hatch, a queda nos volumes lá afetou a nossa exportação. Tivemos que, por alguns meses, parar de produzir para lá porque os estoques estavam muito altos.” Ao mesmo tempo a diretoria notou, a partir do segundo semestre, uma desace- leração no mercado brasileiro de veículos. A expectativa de crescimento nas vendas, que estava em linha com a da Anfavea, foi cortada em 100 mil unidades – a Toyota projeta para o fim do ano 2 milhões 700 mil automóveis e comerciais leves co- mercializados por aqui: “Em torno de 45% deste volume por meio de vendas diretas. O varejo não está se comportando como prevíamos”. Dentro deste cenário há duas situações Divulgação/Toyota A Toyota começou 2019 a todo vapor: produção em três turnos em Soro- caba e Porto Feliz, SP, ao mesmo tempo em que Indaiatuba, SP, se preparava para receber a TNGA, sigla em inglês para Nova Arquitetura Global Toyota, plataforma na qual passou a ser montada, em setembro, a nova geração do Corolla, que traz o primeiro automóvel híbrido nacional e primeiro híbrido flex do mundo. Aí apareceu uma Argentina no meio do caminho, como conta Miguel Fonse- ca, vice-presidente executivo da Toyota do Brasil. A brutal queda nas vendas no país vizinho obrigou a empresa a ajustar a trajetória e em junho, prematuramente, encerrou o terceiro turno nas duas unida- des, junto com 840 contratos de trabalho temporários.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=