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91 AutoData | Outubro 2019 adverso, o planjeamento segue inalterado: “Trabalhamos com o objetivo de contar com um forte lançamento por ano e se- guiremos este plano com determinação, independente do mercado, porque esta- mos na região não apenas para ver o que acontecerá este ano ou no próximo, mas no longo prazo. Seguiremos com deter- minação e prudência”. Para Fabrício Biondo, vice-presidente de comunicação, relações externas e digital, o mercado brasileiro cresce e deverá seguir crescendo no ano que vemsustentado nas vendas diretas: “Omercado brasileiro, hoje, não é favorável às nossas marcas porque o crescimentovemde umsegmento que nós não concorremos, o da venda corporativa. Por isso o planejamento é feito de forma que estejamos prontos para qualquer tipo de movimento do mercado”. Em termos de volume de vendas no mercado interno Biondo espera que 2020 seja um espelho de 2019, este de cresci- mento proporcionado por um “pequeno movimento de financiamentos feitos por pessoa físicas”, o qual, segundo ele, já está acontecendo. Suas projeções mostram volume de 2,8 milhões de veículos, alta de 9% ante 2018. “É um movimento positivo mas ainda não se pode dizer que provocará uma mudança no mercado no ano que vem. A empresa se prepara para ser flexível: se no ano que vem houver crescimento acompanharemos e pretendemos cres- cer mais. Mas se não houver crescimento “Hoje o Brasil representa menos de 10% das vendas do Grupo PSA, mas aqui temos mais de 50% dos custos fiscais e aduaneiros do Grupo. Poderíamos alocar este dinheiro para desenvolver novos produtos.” estaremos preparados para nos adaptar.” Em seus passos curtos e cautelosos em direção à maior participação de mer- cado está a esperança de que o poder de compra do brasileiro não seja afetado por fatores externos e que a operação da companhia seja flexível o bastante para suportar o humor do mercado. “O ponto mais importante é o poder de compra do brasileiro”, diz Patrice Lucas. “Temos as reformas para fazer e o Brasil é um dos países mais complicados do mundo para fazer negócios. Hoje o País representa menos de 10% das vendas do Grupo PSA, mas aqui temos mais de 50% dos custos fiscais e aduaneiros do grupo. Poderíamos alocar este dinheiro para de- senvolver novos produtos. Resolver isso deve ser uma prioridade e fará o mercado crescer de maneira importante.” 3 000 2 800 450 0,8 a 1 5 a 6 3,5 a 4 2 a 2,2 5,2 a 6,2 3,7 a 4,5 Produção Vendas Exportação Produção Vendas Exportação PIB (%) Dólar (R$) Selic (%) Inflação (%) Mercado total (em mil unidades) Montadora (em mil unidades) Macroeconomia Perspectivas 2019 | 2020
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