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9 AutoData | Outubro 2019 Na maciota Na maciota algumas empresas fabricantes de veículos têm recorridos às juntas comerciais adequadas para mudar seu estatuto social. Conversei com o diretor de uma delas e ele contou que era apenas uma formalidade, necessária, para permitir a inserção da empresa nos novos tempos da atividade automotiva, que hoje vai mais longe e responde por mobilidade, por conectividade, por transporte autônomo e tudo o mais que, afinal, surgir por aí. Faz todo o sentido se adequar aos novos tempos e se preparar para eles. Na maciota 2 Mas a grande história dessa nota não é a forte presença automotiva nas juntas comerciais: é o fato de que elas também estão registrando novas empresas, como, por exemplo, locadoras de veículos, hoje suas grandes freguesas de carros 0 KM por meio das vendas diretas e não exatamente companheiras das concessionárias autorizadas na hora de vender os seus seminovos. Pois não é que parece que há montadoras dispostas a ganhar um belo tostão extra experimentando boas fichas num segmento novo do seu próprio ramo? Na maciota 3 Na aparência da primeira vista parece uma decisão até óbvia das montadoras, que o passar dos meses demonstrará se realmente faz sentido, pois há fatores fiscais em jogo que devem ter apetecido a fome por lucro das montadoras. Claro que nada se sabe sobre os modelos específicos de negócios que desenvolverão, e setores do mercado se perguntam se as vendas diretas permanecerão como hábito já absorvido, como passo que não se dará para trás – e é nesse contexto que me deixa inquieto o futuro das empresas concessionárias. Além de todas as encrencas já conhecidas uma nova virá a se somar à falta de sono de seus proprietários: a Volkswagen já mantém funcionando, aqui, sistema pelo qual promotores de vendas visitam clientes munidos de óculos de realidade virtual e de tablets que simulam financiamentos e a compra de seguros. Eles voltam para o escritório com compromisso de vendas fechados e assinados. Na maciota 4 Até a sexta-feira, 27, a Volkswagen já acumulava duas vendas realizadas pelo sistema, realizadas para arquitetos: Amarok e T-Cross. Uma for-tu-na! Num domingo, véspera da apresentação de matilha de veículos elétricos Jac Motors, que representa no Brasil, Sérgio Habib viveu instante de cor doméstica. Numa loja tem-de-tudo situada no bairro paulistano do Morumbi ele providenciava a compra de singela piscininha plástica e de aramado para cercar jardim. Nem se aproximou da secção elétrica: os carregadores de seus carros já custam uma fortuna!

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