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86 Outubro 2019 | AutoData Perspectivas 2020 » Hyundai Martinez cita como exemplo a quanti- dade de motoristas por aplicativo, como Uber, trabalhando no País. Segundo ele esta é uma comprovação de que não há emprego com carteira assinada gerado em quantidade suficiente: “Eles não são Uber porque querem, mas porque precisam. A crise fez com que muitas empresas reduzissem seus quadros de funcionários e colocou mui- ta gente qualificada fora do mercado. E muitos acabam se tornando motoristas de aplicativo, que por sua vez não conseguem trocar de carro”. Por outro lado essa grande quantidade de motoristas de aplicativos movimentou outro negócio, o de locação de automó- veis. Ajuda a explicar, também, parte da alta na demanda de pessoas jurídicas: as grandes locadoras estão trabalhando forte “A renda per capita disponível ainda está limitada no País, especialmente para os produtos de alto volume. E não só na indústria automotiva, mas em geral.” com esses motoristas: “Só uma grande empresa deste segmento temmais de 40 mil carros alugados a motoristas de Uber, 99 e similares”. O caso da Hyundai, porém, difere um pouco da realidade em geral do mercado. Limitada pela capacidade de produção de Piracicaba, SP – ampliada para 210 mil unidades em três turnos este ano, após investimento de R$ 125 milhões – a em- presa consegue vender um porcentual acima do mercado para pessoas físicas: “Em agosto ficamos em terceiro no ranking de vendas no varejo. Claro que também trabalhamos com locadoras, mas o nosso objetivo é totalmente concentrado no consumidor final”. Segundo Martinez a política da em- presa permite um bom relacionamento com a rede de concessionários, hoje com 211 pontos operacionais. No curto prazo o plano é abrir mais dez a quinze revendas – a maior parte em cidades do Interior de São Paulo, embora capitais como Aracaju, SE, e São Luiz, MA, estejam na lista. A oscilação cambial também atrapalha os negócios, uma vez que, sem fábrica local de motores, a Hyundai precisa im- portar todo o powertrain dos modelos nacionais da Coreia do Sul. Mas nada tão desafiador como o que é, para Martinez, a principal trava do crescimento do mer- cado brasileiro: a quantidade de pessoas com renda que permita a compra de um automóvel novo: “Precisamos gerar mais empregos”. Produção Vendas Exportação Produção Vendas Exportação PIB (%) Dólar (R$) Selic (%) Inflação (%) Mercado total (em mil unidades) Montadora (em mil unidades) Macroeconomia 2 990 2 755 450 206 201 0,8 4,21 5,25 3,7 3 060 2 842 465 210 205 1,6 4,3 5,25 3,9 Perspectivas 2019 | 2020

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