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78 Outubro 2019 | AutoData Perspectivas 2020 » Ford razoavelmente conhecidas: os custos ha- bituais somados a conteúdos mais caros, e importados, passando pelas vicissitudes do câmbio volátil. O consumidor provavelmente não pa- gará por tudo isto. E há o horizonte do crescimento voraz das vendas diretas maior do que a média de passado até recente, 22%: hoje já são 44% do total e aceita-se apostas para pro- jeções de doze meses à frente. Em que ambiente vicejam, então, as vendas diretas? Em 2019 a indústria obtém crescimento positivo estando claramente descolada da ideia de PIB, é verdade, mas pressionada pelas margens. O endivida- mento das famílias, hoje, é muito próximo ao de quatro anos atrás, assim como o comprometimento da renda familiar – e o crédito é caríssimo para população endi- vidada e com renda comprometida. Em 2019 a indústria deve crescer de 7% a 9% diante dos resultados do ano passado, “e 2020 pode ir além disto com predominância de vendas diretas”. Intra muros “Estamos, internamente, imersos no nosso próprio redesenho organizacional, na reestruturação de nossa governança visando à maior eficiência. E ao desenvol- vimento de mais tecnologia para tarefas internas buscando mais eficácia. É uma revolução no mundo do trabalho.” Para 2020 a Ford trabalhará, aqui, com seus produtos regionais, Ranger, Ka, Ecos- port – e com tudo aquilo que o seu por- tfólio mundial permitir. Isto significa que o SUVTerritory é, apenas, uma de muitas possibilidades. O Territory, Golfarb chama a atenção, é a afirmação do DNA Ford em segmento que o próprio Explorer, outra glória Ford, inaugurou. Produzido apenas na China com heranças de eficiência e custo com- patível com estrutura de itens tecnológi- cos que ele considera acima da média: “Fiquem de olho nele”. Ele acredita na “real mudança estrutural do negócio de veículos” em não mais de cinco anos: “Será fundamental ser compe- titivo nesse ambiente novo, principalmente para nós, que não somos uma empresa coadjuvante: nossa história mostra que formamos com os vencedores”. Acredita, também, que por falta de op- ção a indústria explorará ainda mais as vendas diretas. E há a capacidade ociosa, coisa de 43% em automóveis e comer- ciais leves durante 2019, situação que não dá mostras de mudança principalmente porque a Argentina vive o seu dilema... à argentina: quem sabe novo governo, certamente incertezas no ambiente de negócios... E há o ambiente internacional, “não exatamente benigno”. Pergunta: qual será o PIB? Dúvida: a Argentina. Desafio: administrar tanta volatilidade. Dilemas automotivos: ambiente credi- tício, carga tributária. Busca: por taxas de retorno adequadas. Conclusão: “Não é fácil”. Produção Vendas Exportação Produção Vendas Exportação PIB (%) Dólar (R$) Selic (%) Inflação (%) Mercado total (em mil unidades) Montadora (em mil unidades) Macroeconomia 7 % a 9 % 0,87 3,95 5 3,44 7 % a 11 % 2 3,9 5 3,8 Perspectivas 2019 | 2020

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