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73 AutoData | Outubro 2019 “É um volume de vendas expressivo se considerarmos o segmento de SUVs, por exemplo, pois não temos produtos em faixas como as que proporcionam um grande volume às outras montadoras em vendas diretas”, celebra Alfonso. “Estamos nos preparando para produzir outros ve- ículos e para agregar tecnologias de alta complexidade para chegar com força em novos segmentos.” A euforia em torno dos números corro- bora perspectiva de crescimento ligeira- mente maior da empresa em 2020 diante do mercado total que, calcula, crescerá umpouco abaixo de 10% enquanto a Caoa Chery em particular ficará pouco acima deste patamar. Segundo Mauro Correia, presidente do grupo que detém a outra metade da sociedade com os chineses, o Caoa, o governo trabalha de forma adequada para que o consumo volte a ficar aquecido e que as empresas se tornemmais compe- titivas. Mas os efeitos mais consolidados das medidas, entende, serão sentidos em longo prazo e não já no ano que vem. Por ora os dois executivos se arriscam pouco a respeito de como o mercado se comportará, devido às oscilações do câm- bio e à apreensão do investidor global. O cenário que se construiu com base nes- ses dois fatores fez com que a empresa “Não adianta aumentar a oferta se o raio de ação no mercado é limitado. Com mais de cem concessionárias é possível chegar a volume que possibilite aumento de participação.” promovesse correções de rota a respeito de suas metas. Se antes a expectativa era vender 34 mil unidades em 2019 hoje os prognós- ticos apontam 26 mil unidades. O dólar valorizado ligou o alerta da companhia, que ainda tenta elevar o índice de nacio- nalização dos veículos produzidos aqui, atualmente variando de 11% a 30% a de- pender do modelo. Com o dólar mais caro fica igualmente mais caro o veículo aqui, mas há um fator que, até agora, ajudou companhia a segurar os preços: “Uma das vantagens de se trabalhar com fornecedores chineses”, conta Correa, “é a escala proporcionada, ainda suficiente para que a importação seja viável. Mas, claro, o ideal sempre é nacionalizar omaior número de componentes possível para evitar o custo logístico, que é alto”. 3 140 2 860 26 26 0,87 3,9 5 3,45 Abaixo de 10 % Abaixo de 10 % 10 % 10 % 2 3,9 5 3,8 Produção Vendas Exportação Produção Vendas Exportação PIB (%) Dólar (R$) Selic (%) Inflação (%) Mercado total (em mil unidades) Montadora (em mil unidades) Macroeconomia Perspectivas 2019 | 2020

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