360-2019-10

67 AutoData | Outubro 2019 Aksel Krieger, CEO da BMW, diz que a desvalorização da moeda brasileira perante o euro e o dólar “teve efeito nas vendas do segmento, pois boa parte dos insumos está ligado ao câmbio”. E acredita em avanço de 10% nas vendas de carros de luxo em 2020. Ele aponta o mercado de SUVs ainda crescendo bastante, mas também aposta em cupês e conversíveis. Mais cauteloso é Johannes Roscheck, CEO e presidente da Audi do Brasil: “Para 2020 nossa perspectiva é a de que o mer- cado premium apresente crescimento na faixa de 5% a 10% e a Audi deve seguir este mesmo nível de crescimento domercado”. Holger Marquardt, diretor de marketing e vendas de automóveis da Mercedes- -Benz, vê comotimismo alguns lançamen- tos no último trimestre, como dos SUVs GLC e GLE, para manter “desempenho satisfatório no segmento premium, que deve permanecer acima de 30 mil veícu- los”. AMercedes-Benz, por seus cálculos, é a vice-campeã do segmento até agosto com 6,3 mil dos 20,2 mil carros emplaca- dos – perdeu a liderança em março. Paulo Manzano, gerente de marketing e produto da Jaguar Land Rover, enxer- ga 2020 como “ano bastante desafiador do ponto de vista político e econômico”, mas também acredita em crescimento da economia: “E teremos lançamentos que causarão muito impacto ao longo do ano, caso do novo Land Rover Defender, que deve ser muito bem recebido pelos clientes brasileiros” Divulgação/JLR Divulgação/Mercedes-Benz A Jaguar também contribui para a esperança de um bom ano na JLR: “Em 2019 trouxemos alguns produtos que fo- ram muito bem aceitos, como o elétrico I-Pace. Tivemos que aumentar a projeção de vendas para os primeiros doze meses de mercado do modelo, de oitenta para 140 unidades”. A empresa produz apenas o SUV Dis- covery Sport em Itatiaia, RJ. A Audi também produz agora apenas um modelo no País, o A3 Sedan, em São José dos Pinhais, PR, mas afirma que seu foco também está nos SUVs: “Nos últimos anos esta faixa de merca- do é a que apresenta mais crescimento, e para 2020 a tendência deve continuar”, prevê Roscheck. “A Audi, hoje, já possui linha completa de SUVs, incluindo o recém-lançado Q8, e no primeiro semestre de 2020 lançaremos também o e-Tron, SUV 100% elétrico, e o novo Q3.” A dupla BMW-Mercedes-Benz tem uma linha de produção nacional bem mais diversificada. A BMW fabrica hoje em Araquari, SC, o sedã Série 3 e quase toda sua família de SUVs: X1, X3, X4 e X5. E a Mercedes-Benz tem um sedã e um SUV saídos de Iracemápolis, SP, o Classe C e o GLA. “Além do Classe C, responsável por

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=