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38 Outubro 2019 | AutoData Perspectivas 2020 » Panorama geral nhões e Ônibus, não resta dúvida que 2020 manterá rota de crescimento e, assim, de recuperação das vendas de veículos co- merciais, ônibus incluído. Ele prefere, to- davia, não especificar qual seria o provável índice: “Depois de dois anos seguidos com mais de 40% de crescimento a base mu- dou, está mais alta, e torna praticamente impossível qualquer projeção”. Sempre é bom lembrar, todavia, que ao menos no caso do setor automotivo o crescimento é bem vindo mas nada mais representa do que recuperação com re- lação ao terreno perdido nos anos iniciais da década. “Euforia não é a palavra certa para de- finir este período”, resume Schiemer. “Para nós é um alívio, um sinal de que deixamos o fundo do poço e agora podemos enxer- gar a recuperação pela frente.” E Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, conclui: “Já chegamos a 3,8 mi- lhões de unidades comercializadas em 2008. Ainda estamos, assim, 1 milhão abai- xo do pico”. Há, ainda, em síntese, um longo cami- nho pela frente. Mas parece que são de fato muito boas as possibilidades de o ano que vem galgar mais alguns degraus, como considera Christopher Podgorsky, CEO da Scania: “Com as reformas apro- vadas o País poderá retomar o grau de investimento e atrair novos fundos, o que permitiria umdesempenho muito superior com relação aos anos anteriores. A de- manda está ai e só depende do que está para acontecer para ser liberada”. As taxas de juros em tendência de bai- xa, inflação controlada, PIB na faixa de 2% e reformas em andamento, “tudo isto somado deverá impulsionar o consumidor e, por decorrência, a economia como um todo”, aposta Ricardo Gondo, presidente da Renault. E é bommesmo que assim seja. Afinal, conforme ressalva Carlos Zarlenga, presi- dente da GM para América do Sul, dados a retração argentina e os sinais cada vez mais fortes de ummovimento de retração de economia global “teremos de contar novamente com o mercado interno para dar continuidade à recuperação da ren- tabilidade”. De qualquer forma, conforme salienta o CEO para aAmérica do Sul daVolkswagen, Pablo Di Si, “mesmo não sendo um resul- tado que poderíamos considerar como ótimo não se pode deixar de registrar que 2020 será o quarto ano seguido de cres- cimento”. Trata-se, em síntese, de respirar fundo, manter umpé no acelerador e outro no freio e, sobretudo, um olhar atento na estrada para determinar com alguma exatidão o momento de pisar emumpedal ou no ou- tro, como define Patrice Lucas, presidente para a América Latina da PSA: “A empresa tem que se preparar para ser flexível”. O momento, afinal, na definição bem humorada do presidente da Anfavea, as- semelha-se a um jogo de pega-varetas, também conhecido no Exterior como Ker- Plunk: brinquedo da era pré-digital, exigia muita maestria para retirar cada uma das varetas entrelaçadas semderrubar nenhu- ma das bolinhas que sustentam. Para aqueles que escolherem as vare- tas certas a puxar caberá o tão desejado prêmio do aumento da fatia de mercado com a devida rentabilidade. Agora, para quem puxar as varetas erradas... Christian Castanho

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