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28 Outubro 2019 | AutoData Entrevista a Caio Bednarski From the top » Marcos Fermanian, Abraciclo ALTA AINDA TÍMIDA A produção de motocicletas em 2019 chegou a 743,5mil unidades até agosto. Este volume está dentro do projetado? Será possível atingir a meta de 1 milhão de unidades produzidas este ano? Tudo indica que superaremos nossas projeções: o volume está acima da ex- pectativa no acumulado do ano, mas mesmo assimmantemos a projeção de 1,1 milhão de motocicletas produzidas para o fechamento do ano, alta de 6,1% na comparação com 2018. Até agora a expansão foi de 6,7%mas existem certas limitações no fornecimento de compo- nentes para algumas motocicletas cujo estoque está abaixo do ideal. Qual é a atual projeção de vendas para o fechamento deste ano? Nossa expectativa é chegar a 1 milhão 20mil motocicletas vendidas até dezem- bro, porém se conseguirmos aumentar o volume produzido de alguns modelos esse resultado poderá ser ainda melhor. Observamos uma demanda crescente do varejo e, caso seja possível atender, acredito que as vendas serão superiores à nossa projeção. Independente disso esse resultado é para ser comemorado, representa uma pequena recuperação de tudo que foi perdido nos últimos anos. Aalta na produção até agosto foi puxada pelo crescimento das vendas internas? Sim, até agosto as vendas internas cres- ceram 14% na comparação com o mes- mo período do ano passado e esse foi o grande fator para a alta na produção de motocicletas, até porque a nossa projeção para as exportações era de até 80 mil unidades mas não exporta- remos mais do que 40 mil unidades e essa diferença foi absorvida pelo mer- cado interno. Quais fatores puxaram a alta dos licen- ciamentos nesse patamar até agosto? Existe uma soma de fatores. Um de- les é o aumento no apetite dos bancos para aprovação dos financiamentos do setor, que já operam com maior agili- dade e leveza na hora de avaliar uma ficha de financiamento de motocicleta. Outro é a taxa de juros menor e a maior disponibilidade de recursos dos bancos, porque o indicador de inadimplência do setor de veículos está em queda e tudo isso reflete em números melhores. As vendas financiadas cresceram 21% até agosto na comparação com o mesmo período de 2018. Durante a crise a aprovação das fichas chegou a duas de cada dez. Como está hoje? Nos bancos ligados às montadoras, como Honda e Yamaha, esse número cresceu, mesmo que de maneira tímida.
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