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144 Outubro 2019 | AutoData Agência Autodata » negócios Por Márcio Stéfani AVolkswagen confirmou investi- mentos de R$ 2,4 bilhões que serão utilizados em suas fábricas pau- listas – unidades Anchieta e São Carlos – até 2020. O anúncio foi feito por Ralf Brandstätter e Pablo Di Si, respectivamente COO Global e presidente para a América Latina da VW, ao governador do Estado, João Doria, e ao prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Mo- rando, emWolfsburg, naAlemanha. O valor faz parte do pacote de R$ 7 bilhões programados até 2020, que inclui desenvolvimento de novos modelos e modernização das fá- bricas. AAnchieta, que atualmente produz Polo, Virtus e Saveiro, pro- duzirá a partir do ano que vem um modelo inédito desenvolvido pela engenharia brasileira. AVWo clas- sifica como um cupê urbano, uma espécie de variação do Polo com ares de utilitário esportivo. O novo veículo será montado sobre a plataforma MQB e será equipado com um novo sistema de infotainment também desen- volvido pelo time de engenheiros brasileiros. A unidade de produção de po- wertrain do Polo Automotivo Fiat emBetim, MG, começou a exportar cabeçotes para a fábrica deTérmo- li, Itália. A empresa investiu cerca de R$ 2 milhões para adequar as linhas de usinagem, que agora pas- sarão a operar em três turnos para atender ao contrato que prevê o envio de 100mil unidades até 2020. A fábrica de powertrain de Betim tem capacidade para produzir 460 mil cabeçotes por ano. De lá saem, também, os motores Fire, Fire EVO e Firefly, além das transmissões C-510 e C-513. A unidade recebe R$ 500 milhões em investimento para começar a produzir, em 2020, os motores FireflyTurbo e tornar-se omaior polo demotores e transmis- sões daAmérica Latina, comcapa- cidade para 1,3milhão de unidades por ano. Na Itália os cabeçotes serão usados na produção dos motores 1.4 Fire EVOTetrafuel e Benzina, que equipamosmodelos LanciaYe Fiat Panda, Qubo e 500. Apartir de 1º de outubro Calsonic Kansei e Magneti Marelli adotarão de forma oficial a marca única Ma- relli, conforme anunciado emmaio e dando sequência à operação de aquisição do braço de autopeças do Grupo FCA pelo conglomerado japonês por € 6,2 bilhões. Por aqui todos os nomes serão alterados: Marelli Cofap do Brasil, Marelli Sistemas Automotivos Indústria e Comércio Brasil e Marelli Indústria e Comércio de Componentes Au- tomotivos. A companhia unificada opera mais de 170 instalações e centros de P&D na Europa, Amé- rica do Norte, América do Sul e na região da Ásia Pacífico. A Toyota anunciou que investi- rá R$ 1 bilhão na fábrica de Soro- caba, SP, para a produção de um novo modelo que será lançado no mercado brasileiro em 2021 e que demandará a contratação de tre- zentos colaboradores. O parque de fornecedores construído ao lado do terreno, que abriga onze empresas, também deverá atrair novos inves- timentos e gerar novos empregos. Em nota a empresa ofereceu pou- cos pormenores acerca do novo modelo que, segundo a Agência AutoData apurou, será um SUV compacto, para competir em um segmento no qual a Toyota ainda não participa. A fábrica de Soro- caba, que produz as famílias Etios e Yaris, será ampliada – o projeto inicial já previa essa possibilidade, de acordo com a empresa. A capa- cidade de produção, hoje, é de 108 mil unidades/ano em dois turnos. VW confirma investimentos de R$ 2,4 bilhões em SBC Fiat Betim exporta cabeçotes para a Itália Magneti Marelli agora é só Marelli Toyota investirá R$ 1 bilhão em Sorocaba

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