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141 Mas acredita que, no curto e médio prazo, o gás seja a alternativa mais interessante para se atender leis mais severas de emissão de poluentes e, também, sob o ponto de vista econômico, seja uma alternativa mais atrativa. A empresa lidera as vendas de motores a gás no mundo. São mais de 80 mil engenhos movidos a este combustível da marca em atividade em todo o planeta. Recentemente a Cummins forneceu para o governo chileno um motor a gás L9N Near Zero, considerado um dos motores a combustão interna mais limpos do mundo, para equipar um ônibus na capital do País. É a primeira vez que o equipamento da Cummins a gás natural é utilizado em uma aplicação fora dos Estados Unidos. O motor Cummins L9N emite 90% menos de NOx do que o exigido no atual padrão norte-americano da Agência de Proteção Ambiental (EPA). O motor emite 0,02 g / bhp-h contra 0,2 g / bhp-h que é o limite da legislação Americana (EPA). Com 320 cv e torque de 1.356 Nm, o L9N será utilizado como propulsor do ônibus urbano (com capacidade para até 101 pas- sageiros) que vai circular por Santiago, capi- tal do Chile. Comparado aos modelos a Die- sel, o motor a gás proporciona redução de 80% na emissão de partículas, 90% de óxidos de nitrogênio (NOx) e 70% de emissão dos gases de efeito estufa, contribuindo positi- vamente para baixar os índices de poluição ambiental. Na Fenatran deste ano, maior evento do setor de veículos comerciais da América Lati- na, que acontece de 14 a 18 de outubro, a Cummins vai expor alguns motores a gás especialmente desenvolvidos para equipar caminhões e ônibus. São os produtos da sé- rie ISL G, motores desenvolvidos e projeta- dos para operarem no Brasil com esta fonte alternativa de combustão. No total, são sete plataformas diferentes de motores a gás para ônibus e caminhões que variam entre 5,9 e 12 litros e potências com potências que vão de 195 e 400 cv. Por AutoData Empresarial

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