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130 Outubro 2019 | AutoData Perspectivas 2020 » Motores o Brasil se tornará novamente celeiro de grandes empresas e profissionais. Para tanto entende ser necessário colocar em prática iniciativas governa- mentais, como retomada dos investimen- tos em infraestrutura, e o empenho dos demais setores da indústria e da cadeia produtiva: “Assim teremos mais investi- mentos no País e iniciaremos um novo ciclo de crescimento. Passados os mo- mentos de instabilidade política, cambial e outras a expectativa é de regularização da situação”. Expectativa positiva Considerando a aprovação de projetos em pauta no governo e a consolidação das privatizações Püschel, da MWM, acredita em recuperação lenta e contí- nua a partir de 2020, permitindo projetar cenário um pouco mais positivo. Rangel, da FPT, não vê risco de dete- rioração no ritmo de expansão, embora reconheça que a retomada esteja sendo mais moderada do que a esperada – mas “as tendências são positivas”. E ressalva que os investidores mantêm um viés de cautela pelo que está acontecendo glo- balmente. Em linha com este pensamento as empresas pretendem manter planos de investimentos. A Cummins seguirá com aportes anuais em torno dos R$ 50 milhões para desenvolvimento de novas tecnologias, avanços em manufatura e melhoria da qualidade dos produtos, dentre outras medidas. Pasquotto justifica a decisão lembran- do que “o Brasil é um mercado estraté- gico, com alto potencial”. Uma das medidas da FPT é intensificar o desenvolvimento de tecnologias para atender às novas demandas de redução de emissão programadas para 2022 no segmento de caminhões leves, esten- dendo-se, na sequência, para as demais faixas de mercado. “Teremos uma série de regras novas, principalmente em razão dos novos sis- temas de controle. São ciclos de desen- volvimento de dois a três anos, que de- verão aparecer na Fenatran 2021”, calcula Rangel. Divulgação/FPT

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