360-2019-10

116 Outubro 2019 | AutoData Perspectivas 2020 » Volkswagen Caminhões e Ônibus “O crédito está mais fácil e aquela dependência do Finame praticamente acabou, não existe mais. Quem estava para comprar e postergou agora está voltando ao mercado.” acordo comercial do Brasil com a União Europeia, ainda sob incertezas. Cortes conta que a construção civil, um dos segmentos da economia que mais demora a reagir, já aponta sinais de re- cuperação, com aquisição de caminhões para transporte de cimento, areia e afins. “Temos alguns clientes que, em fun- ção de um modelo de negócio apoiado na valorização do ativo, tinham na frota veículos com idade de no máximo 2 anos mas, por causa da crise, passaram para 5, 6 anos. Isso afetou o modelo de negócio e agora eles recomeçarão. A tendência de renovar a frota após dois, três anos de uso, deve voltar.” No quesito exportações a Argentina pesa sobre os negócios: “O nosso volume de embarques é muito dependente da Argentina, do México e de alguns outros países da América do Sul, além da Áfri- ca do Sul. Todos esses países não estão vivendo momento de expansão, ao con- trário. E a Argentina é o maior exemplo”. Uma das saídas encontradas pela Volkswagen Caminhões e Ônibus para ganhar mercado no Exterior foi adotar a mesma estratégia já aplicada para o mer- cado interno: oferecer veículos totalmente customizados, ao gosto do cliente. “Nossa intenção é fazer o produto do jeito que o cliente quer e oferecer soluções rápidas no atendimento às solicitações. O processo era muito demorado mas con- seguimos encurtar todos os prazos.” 0,87 3,87 5 3,54 2,07 3,85 5,25 3,82 Produção Vendas Exportação Produção Vendas Exportação PIB (%) Dólar (R$) Selic (%) Inflação (%) Mercado total (em mil unidades) Montadora (em mil unidades) Macroeconomia Perspectivas 2019 | 2020

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=