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113 AutoData | Outubro 2019 antecipam seus pedidos e, nesse caso, as fábricas da Europa já produziam o novo caminhão e coube a São Bernardo atender a todos os mercados que ainda deman- davam a geração anterior.” Uma das expectativas do executivo é a de que o anúncio da aprovação da re- forma da Previdência seja feito em plena Fenatran, em meados de outubro: “A Fenatran é muito mais do que uma feira de exibição, é um evento de negó- cios. Se a reforma for aprovada nos dias da mostra será criada uma ocasião propícia, e alguém que esteja esperando terá o incentivo necessário”. Nas suas palavras pode-se classificar 2019 como um marco, considerando um ciclo de sete anos em que a média de vendas de caminhões se estabeleceu em um patamar de apenas 55 mil unidades anuais: “Não chegamos aos picos de 2012 e 2013 mas também não houve redução nas vendas, como aconteceu em 2014, 2015 e 2016. Estamos em uma média que pode ser considerada boa. A frota enve- lheceu, então há um potencial enorme a ser explorado”. A Scania optou por manter inalterado seu plano de investimentos de R$ 2,6 bi- lhões, iniciado em 2016: “Apresentamos a nossa nova geração de caminhões pon- tualmente, dentro do cronograma esta- belecido”. A fábrica de São Bernardo do Campo, SP, é responsável pelas exportações para países da África e Ásia, além de Indonésia e Índia. Mas a Rússia, que anteriormente “Foi um ano de anúncios muito importantes e planos desenvolvidos com o potencial para facilitar os negócios. Agora precisamos que estas iniciativas se tornem realidade.” recebia boa parte das exportações da uni- dade brasileira, agora está sendo atendida por unidades na Europa: “Foi estabeleci- do pela matriz que as fábricas europeias priorizem o mercado europeu”. Podgorski manifesta entusiasmo quan- do se refere à forte aposta da Scania nos combustíveis alternativos como fortes substitutos dos combustíveis fósseis: “Es- tamos otimistas com a comercialização aqui no Brasil de caminhões movidos a gás natural e biometano. Não é o que se chama comumente de um plano, mas sim um grande propósito da companhia. A Scania almeja liderar esse processo em torno da aplicação efetiva dos transportes com foco sustentável. Queremos que os combustíveis sustentáveis sejam vistos como os normais e os fósseis, por sua vez, passem a ser chamados de alternativos”. Em setembro a Scania anunciou que começará a produzir no Brasil caminhões a gás liquefeito, GNV, e biometano, inves- timento de R$ 21 milhões. Produção Vendas Exportação Produção Vendas Exportação PIB (%) Dólar (R$) Selic (%) Inflação (%) Mercado total (Acima 16 T) Montadora (Acima 16 T) Macroeconomia 40 % a 50 % 40 % a 50 % 0,8 3,82 5 3,6 1,7 3,91 5 3,6 Perspectivas 2019 | 2020

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