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104 Outubro 2019 | AutoData Perspectivas 2020 » Veículos comerciais Fonte: Anfavea 71,6 Média 64,4 98,9 114,9 92,8 102,4 87,8 49,6 34,7 30,8 46,1 65,2 Mercado interno de caminhões de janeiro a agosto Em mil unidades Pelos lados da Scania o CEO Christo- pher Podgorski considera 2019 ano no qual “condições foramcriadas para restaurar um ambiente promissor de negócios”. Para ele o resultado final domercado estará em “uma média que pode ser considerada boa”. Para Roberto Cortes, presidente daVolkswagen Caminhões e Ônibus, o ano está “até me- lhor que o esperado”. EAlcides Cavalcanti, diretor comercial daVolvo, repete omantra de que “nos últimos dois anos recuperamos os negócios e chegamos a um patamar bastante satisfatório em 2019”. O discurso também é afinadíssimo quando se trata de 2020: ninguém fala em índices justamente pela dificuldade de cál- culo tomando-se amaior base comparativa, mas dois dígitos de alta são novamente esperados. Oque todos reafirmamemunís- sono é espera por avanço das reformas e destravamento pelo menos parcial da atividade de infraestrutura, que, entendem, darão fôlego renovado aos volumes. E igualmente é comumo entendimento que ainda há parcela considerável de fro- tistas que durante a crise abandonaram hábito de renovar suas frotas a cada dois anos, o que envelheceu os quadros. Segundo pesquisa da CNT a idademé- dia da frota de caminhões no Brasil é de avançados 15 anos, sendo que especifica- mente nos frotistas é de 8,6 anos. Em 2016 esses dados eram 14 e 7,5 anos, respec- tivamente. Estudo do Sindipeças aponta na mesma direção: idade média que só fez subir desde 2010, quando era de 10 anos, chegando a 11 anos e oito meses neste 2019. Cortes, daVWCO, resume: “Omercado tem tudo para continuar crescendo”. E nin- guém reclamará se esse crescimento for menor do que o de 2019. 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019

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