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74 Julho 2019 | AutoData MONTADORAS » ACORDOS DE COOPERAÇÃO também são investidores da companhia. Stefan Sommer, membro do Conselho de Administração da VWAG, avisou que “a Volkswagen está lançando as bases em todos os níveis para colocar em prá- tica sua estratégia de eletrificação. Com a Northvolt encontramos um parceiro europeu cujo know-how em processos de produção de células de bateria nos permitirá avançar na produção destas células aqui na Alemanha”. RIVAIS MAS NEM TANTO Inimigas históricas, BMWe Mercedes- -Benz, via Daimler, perceberam que para desenvolver o futuro da mobilidade uma saída prática seria deixar as diferenças de lado. E para isso fecharam duas fortes parcerias. A primeira foi anunciada há cerca de um ano, e representou formação de joint- -venture 50-50% para serviços urbanos, o que compreende car sharing, unindo a Car2Go da Daimler e a DriveNowda BMW, táxi personalizado, estilo 99 e Uber, esta- cionamento com localização de vagas e pagamento por via digital e recarga para veículos elétricos. A empresa, ainda sem nome, será se- diada em Berlim. Mais recentemente, neste março, as duas empresas revelaram um novo acor- do estratégico, desta vez para desenvolvi- mento de novas tecnologias de condução autônoma e sistemas de assistência ao motorista. Por meio do acordo poderão compartilhar conhecimentos e experi- ências para acelerar o desenvolvimento das futuras tecnologias, com ciclos de inovação mais curtos. “Além da sinergia e pioneirismo para ambas a segurança dos ocupantes e dos pedestres é um tema fundamental para a confiabilidade destes novos sistemas”, afirmaram conjuntamen- te BMW e Daimler em comunicado. Mais uma vez provando que exclusivi- dade deixou de ser item obrigatório neste tipo de acordo, a Daimler, sozinha, passou de acionista a proprietária da Li-Tec, em- presa fundada em 2006 para desenvolver células de baterias para veículos elétricos e que fornecia baterias de íon-lítio para primeira geração do Smart Fortwo. Do outro lado do mundo, na Coréia do Sul, a Kia procurou a Amazon para facilitar a vida de quem precisa instalar um ponto de recarga nos Estados Unidos: basta acessar a página e comprar seu próprio carregador de parede em poucos cliques. É possível inclusive agendar o dia da visita do eletricista responsável pela ins- talação. NO BRASIL Há parcerias acontecendo também no Brasil. A Nissan assinou um acordo com a Unicamp para desenvolver pro- tótipo de veículo elétrico com célula de combustível alimentada por bioetanol. A fabricante, inclusive, diz que a ideia é levar a tecnologia para outros países fora do Brasil. Aqui não se trata de um projeto de carro híbrido mas sim um sistema que utiliza etanol para produzir o hidrogênio que abastece uma célula de combustível – e, assim, gerar eletricidade. Se os resultados dessas colaborações ainda parecem distantes, ao menos um já é realidade. No ano passado a BMW procurou a empresa portuguesa de ener- gia EDP e a rede de postos Ipiranga para criar a primeira eletrovia do País. São seis pontos de recarga distribuídos ao longo dos 430 km da rodovia Presidente Dutra, permitindo uma viagem de carro elétri- co de São Paulo até o Rio de Janeiro. O investimento foi de R$ 1 milhão e os car- regadores servem para carros de todas as marcas. “A indústria está passando por uma profunda transformação e vemos a colaboração como ponto-chave para o sucesso, inclusive na eletrificação” Klaus Fröhlich, membro do conselho da BMW

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