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65 AutoData | Julho 2019 4 603 5 923 5 790 4 659 4 643 6 852 5 945 10 194 1 882 2 568 1 274 2 592 1 732 3 833 5 296 3 067 5 772 12 090 1 416 13 294 1 365 14 504 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 elevada ociosidade e sucessivos prejuízos. Para alguns especialistas, entretanto, há outra explicação para este cenário: o motivo principal por trás do megafluxo de investimento estrangeiro seria a dificuldade financeira que impede as filiais de andar com as próprias pernas. “Mesmo que o pior já tenha passado as montadoras ainda não conseguiramalcan- çar um alívio financeiro. Muitas seguemno vermelho e continuam promovendo uma série de apertos para tapar buracos de cai- xa”, afirma Mark Essle, sócio da consultoria A.T. Kearney. Para ele “se não investiremas empresas estarão praticamente assinando uma sen- tença de morte, já que o consumidor quer carros commais conectividade, eletrônica e menor consumo no lugar dos produtos que estão no final de seus ciclos de vida útil. E para que possam investir aqui a matriz no Exterior precisa mandar dinheiro”. CARRO NACIONAL, CAPITAL IMPORTADO Não é coincidência os investimentos estrangeiros no setor automotivo crescerem enquanto os empréstimos do BNDES caem: as unidades locais têm que investir em tecnologia e os recursos precisam vir de algum lugar, já que o mercado interno não gera receita suficiente. O problema é que as matrizes também estão em um momento de fortes investimentos, por conta do desenvolvimento de veículos elétricos.
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