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28 Julho 2019 | AutoData PESQUISA » AUTODATA KPMG Oferecimento VEÍCULOS ELÉTRICOS I mpulsionada por políticas industriais, bem como pela crescente conscientização ecológica da sociedade, a indústria automotiva vem investindo pesado na eletrificação de seus produtos. De acordo com o estudo “Global EV Outlook 2018”, da Agência Internacional de Energia, as vendas de carros elétricos em todo o mundo ultrapassaram 1 milhão de unidades em 2017, representando um salto de 54% na comparação com o ano anterior. Este ritmo de crescimento acelerado também está refletido na edição mais recente da versão global da GAES, onde os executivos entrevistados projetam que os carros elétricos representarão cerca de 70% de toda a frota global em 2030. Todavia, neste capítulo brasileiro, os executivos demonstramceticismo sobre a viabilidade de pro- dução e oferta destes produtos nomercado local. Porém, de forma surpreendente e totalmente oposta à percepção da indústria, 90% dos consu- midores afirmamque gostariamde encontrar car- ros elétricos disponíveis para venda. Esta foi uma das principais desconexões entre os dois públicos detectada nesta pesquisa. Este posicionamento arrojado está totalmente coerente com o perfil do consumidor brasileiro – reconhecidamente interessado em adquirir tecnologias inovadoras. Os estudos “O uso do código de barras no Brasil: empresas e consumidores”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil em 2016, e “Security Index”, realizado pela multinacional de tecnologia Unisys no ano se- guinte, já apontavam a expansão da parcela de consumidores brasileiros conhecidos como early adopters. São prioritariamente adultos na faixa dos 25 aos 44 anos, bem informados, influenciadores nas decisões de compra de pessoas próximas, e que anseiam por experimentar, o quanto antes, as novidades tecnológicas. Este resultado suscita reflexões relevantes para uma indústria que busca aprimorar o con- ceito customer centric. Temos acompanhado investimentos maciços no desenvolvimento de veículos elétricos ao redor do mundo, mas a iniciativa ainda é tímida no Brasil, seja pelos elevados custos envolvidos para a produção local, os altos impostos de importação, e também por possuirmos alternativas energéticas como etanol e gás natural com uma rede de distribuição já estabelecida. Neste cenário, você concorda que há viabilidade para a oferta de veículos elétricos no Brasil?

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