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27 AutoData | Julho 2019 INFRAESTRUTURA O custo de mão de obra sempre foi um entra- ve à competitividade da indústria brasileira. O governo tem sinalizado novos mecanismos para reduzir os custos trabalhistas. Amaioria dos executivos respondeu que não acredita que es- sas medidas terão o efeito esperado, ainda que possam trazer algum avanço nesse gargalo do setor produtivo. O cenário é complexo e inclui outros movi- mentos que estão ocorrendo na indústria auto- motiva retratados neste estudo, como a automa- ção da produção. Considerando esse exemplo e alguns outros, a resposta dos executivos nos permite inferir que a realização de reformas ne- cessárias não se refletirá plenamente em criação de empregos. O governo tem sinalizado ações visando reduzir o custo de contratação de mão-de-obra no Brasil (flexibilização das regras trabalhistas, desoneração da folha de pagamento, desburocratização, alteração na contribuição para o Sistema S etc). Qual sua opinião sobre a eficácia desta estratégia do governo? Estas ações do governo visando reduzir o custo de contratação de mão-de-obra no Brasil permitirão um aumento da oferta de empregos na indústria automotiva.
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