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64 Junho 2019 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS CONTINENTAL QUER NACIONALIZAR MAIS TECNOLOGIAS Após nacionalizar o ESC, con- trole eletrônico de estabilidade, a Continental estuda produzir, aqui, tecnologias que podem ser agre- gados ao módulo do sistema. O presidente da sistemista, Frédéric Sebbagh, citou itens como AEB, assistente de frenagem emer- gencial, e o TPMS, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, que não demanda sen- sor nos pneus. Esse movimento, porém, ainda dependerá das ne- gociações com as montadoras. Segundo a Continental, o ESC comum custa US$ 50 – baixo para o projeto de um veículo, consi- derando o nível de segurança que ele oferece. Oferecer outras tecnologias que tornarão, conse- quentemente, o custo mais eleva- do, talvez não desperte o mesmo interesse nas montadoras, o que dificultaria a nacionalização. Outra tecnologia que está nos planos da Continental é uma no- vidade no EBP, freio de estacio- namento eletrônico, que permite que o sistema seja instalado em carros com tambor nos freios traseiros. Até agora, no País, tec- nologia só está disponível para veículos com freios a disco nas quatro rodas, embora fosse co- mercializada pela empresa em outros mercados. O componente já está sendo testado em um Ford Ecosport na fábrica de Várzea Paulista, SP. KEKO PROJETA CRESCIMENTO DE 10% CESTARI INICIA PRODUÇÃO PARA TOYOTA TNGA Após redução de 16% na receita do ano passado na comparação com 2017, em decorrência, principal- mente, da perda de um importante negócio, a Keko Acessórios projeta recuperação parcial neste ano. A diretoria da empresa de Flores da Cunha, RS, trabalha com alta de 10% sobre o valor consolidado de R$ 143 milhões do ano passado. A recuperaçãomais efetiva deverá acontecer a partir de julho, já como resultado do plano de incremen- tar ações no mercado original, principalmente com lançamentos de peças e acessórios inovadores para operar junto aos concessionários, montadoras e lojas próprias. Outra fonte importante de crescimento será o mercado externo, no qual a Keko já opera em 44 países dos cinco continentes. Escolhida para ser um dos quinze fornecedo- res da nova plataforma TNGA da Toyota, a Ces- tari começará, em julho, a produzir em Monte Alto, SP, oito componen- tes desenvolvidos para a nova geração do Corolla. O volante do motor, carro-chefe da empre- sa, será um dos produtos fornecidos – foi com ele que iniciou a diversifi- cação de seu portfólio do setor automotivo, há trinta anos. A empresa passa por momento de diversificação da oferta e, com a nova platafor- ma Toyota, teve a opor- tunidade de expandir sua linha de produtos. Afora o investimento nos no- vos produtos, a empresa planeja aumentar sua ca- pacidade produtiva, hoje um quadro formado por duzentos funcionários em jornada de três tur- nos produzindo 70 mil peças/ano. AMBULÂNCIAS IVECO AO GOVERNO FEDERAL A Iveco entregou ao Ministério da Saúde 197 ambulâncias monta- das sobre o Iveco Daily Gran Furgone, parte de uma licitação que prevê o fornecimento de qui- nhentas unidades. Elas são adaptadas e custo- mizadas para incorpo- rarem o SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, e moderni- zarem a frota do serviço que atende a municípios brasileiros. NTN MIRA AUMENTO NA PRODUÇÃO A NTN se reestrutu- ra para voltar a produzir 4,5 milhões de rolamen- tos de roda/ano em sua fábrica de Fazenda Rio Grande, PR, que aten- de ao mercado OEM. A produção chegou a este nível de 2008 a 2011, mas a queda nas vendas de veículos no Brasil derru- bou a produção da com- panhia e aumentou sua ociosidade. Desta vez, espera ocupar as linhas no Paraná com oportu- nidades no mercado de reposição.

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