356-2019-06

35 AutoData | Junho 2019 Não é um comentário particular a algum país. Há uma oportunidade na América Latina com as exportações. É uma reflexão para nós desenvolvermos a habilidade de utilizarmos nossas bases produtivas protegendo a capacidade de produção quando os mercados domésticos estão fracos. É um grande desafio responder como faremos para incrementar nossa participação. Nos últimos três anos tivemos crescimento, mesmo sendo uma marca pequena para aquele mercado. A boa notícia é que temos grandes oportunidades. Outras marcas acompanharam a queda de 10% do mercado chinês. Isso sim pode ser um problema. Sabemos que ainda temos muitas coisas para fazer, mas vejo com otimismo a boa aceitação que temos dos consumidores de lá. A FCA está totalmente comprometida em reduzir continuamente as emissões e fazemos muitos investimentos para oferecer soluções. Mas não há apenas uma resposta para o desafio das emissões. Acredito que o correto é considerarmos o inventário das emissões de todas as atividades até o consumo de combustível pelo veículo. E fazermos uma transição progressiva, utilizando diversas tecnologias para a redução das emissões. Então fica a pergunta: será que o mercado aqui está pronto para receber veículos de tecnologia elétrica? Vamos passar por uma revolução em muitas frentes. Temos a tecnologia autônoma, a conectividade e a interatividade com o usuário que terão avanços incríveis em dez anos. A diferença é que no passado o carro chegava primeiro e depois as tecnologias. Agora o desafio é trazer tudo ao mesmo tempo para o consumidor. No relatório dos resultados do primeiro trimestre há um comentário sobre os baixos incentivos para a exportação na América do Sul. Essa é uma referência direta para o Brasil, que precisa melhorar suas regras para as exportações? Quais as principais dificuldades para a FCA ainda não ter uma participação relevante na China? Qual a sua opinião sobre a eletrificação automotiva, especificamente na América do Sul? O que podemos esperar para a inteligência artificial nos próximos dez anos? 5 7 4 6

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=