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31 AutoData | Junho 2019 Dentro da fatia do transporte coletivo os ônibus representam 85,7% das viagens urbanas, rodando 195 milhões de quilô- metros por mês nas mãos de motoristas de 1,8 mil operadoras. A complexidade da administração de toda a frota e de todos os motoristas necessários, bem como o potencial de crescimento do mercado, explicam a busca por novas tecnologias para os ônibus, especialmente no quesito gerenciamento da frota. A busca por menos custos e por sus- tentabilidade não é diferente em outras partes da América do Sul. No Chile, por exemplo, o modelo Aptis, um ônibus ur- bano 100% elétrico de 12 metros, desen- volvido pela Alstom, tem autonomia de 250 quilômetros. Considerando tambémos ônibus rodo- viários a frota brasileira fica um pouco aci- ma de 386 mil unidades. Recentemente, a Fenabrave mudou sua estimativa de cres- cimento, projetando um número otimista de 23 mil ônibus emplacados em 2019. “Assim como olham com atenção para o desempenho, consumo e custo ope- racional”, assegura Walter Barbosa, da Mercedes-Benz, “as empresas de ônibus valorizam cada vez mais os itens de tec- nologia, conforto e segurança.” MERCADO ABERTO Segundo a Anfavea o mercado bra- sileiro de ônibus acumulou crescimento de 76% de janeiro a abril deste ano, para 6,3 mil unidades ante 3,6 mil no mesmo período do ano passado. A líder foi a Mercedes-Benz, com 3,3 mil, em avanço de 49%. A seguir ficou a Volkswagen, com 1,8 mil e crescimento de 232%. A terceira posição é da Agrale, que vendeu 802 ônibus e cresceu 62%. A Volvo ocupa a quarta posição, com 216 unidades vendidas e 69% de cresci- mento, seguida por Iveco, 123 e 102%, e Scania, 117 e recou de 32%. Se considerados os médio e longo prazos os números, para todas, tendem a ser bem melhores: segundo a NTU, Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano, somente 2,9 mil mu- nicípios brasileiros têm estrutura própria de transporte coletivo de ônibus, situação inexistente em 2,7 mil cidades. O Brasil possui frota de 107 mil ônibus urbanos, sendo 99 mil em operação. A idade média da frota é de 5 a 6 anos. O transporte coletivo responde por 28% das viagens realizadas nas cidades brasileiras commais de 60 mil habitantes, enquanto 25% são feitas por automóveis e 41% a pé. UM T-CROSS PARA MUITOS O ônibus VWCO apresentado na Alemanha e desenvolvido no Brasil mescla motor elétrico a um flex 1,4 litro turbo, o mesmo usado no novo SUV da Volkswagen Divulgação/VWCO

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