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30 Junho 2019 | AutoData TECNOLOGIA » ÔNIBUS aqui, é que ela não enxerga um processo intermediário. Atualmente a empresa testa um veículo equipado com seus sistemas na Região Metropolitana de Curitiba. A base é um ônibus elétrico autônomo chinês que utiliza quatro câmaras externas que, juntas, processam ângulo completo de 360 graus ao redor do veículo. A partir daí o sistema identifica e interpreta todas as variáveis de condução como semáforos, faixas de rolamento e obstáculos, fazendo com que o veículo se ajuste automatica- mente a cada uma delas. Pelos cálculos de Ubiratan Resende, diretor geral da Via Technologies no Brasil, até 2022 haverá 190 mil veículos autôno- mos em uso no mundo. A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou que o Volksbus e-Flex, ummo- delo híbrido, começará a ser fabricado em série a partir de 2020. O veículo foi apre- sentado no Salão de Hannover, Alemanha, depois de criado e desenvolvido no Brasil. Diferente dos híbridos convencionais utiliza motor a combustão, um 1,4 litro turbo flex de 150 cv que equipa modelos como VW T-Cross e Polo, apenas para fornecer energia para as baterias. Ele entra em funcionamento quando a carga das baterias cai a 20%. A Iveco mostrou no mesmo Salão de Hannover o Crealis Elétrico, que lhe ren- deu o prêmio de ônibus sustentável do ano. Ele combina uso de cabos elétricos suspensos, como os dos trólebus, com uma pequena bateria interna: isto permi- te que novas rotas para ônibus elétricos funcionem mesmo sem a instalação de cabos suspensos em alguns trechos. Não há, porém, planos de trazer o modelo para o Brasil. O ônibus Mercedes-Benz equipado com ACC acelera e freia automaticamente para manter sempre a mesma distância do veículo que vai à frente na estrada Divulgação/Mercedes-Benz

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