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29 AutoData | Junho 2019 DIRIGIDO POR MIM, GUIADO PELO GPS Ônibus Volvo BRT em Curitiba: velocidade não supera limites estabelecidos em alguns trechos nem se o motorista acelerar mais. A tecnologia já funciona em um corre- dor de transporte de passageiros de Curiti- ba, PR, e conseguiu rapidamente reduzir à metade as estatísticas de colisões. Vinícius Gaensly, gerente de serviços conectados daVolvo Buses, observa que “a velocidade não ultrapassa os limites estabelecidos em cada trechomesmo quando os motoristas tentam acelerar mais”. O sistema da Volvo funciona também em rodovias e de forma remota: programa- -se à distância um limite de velocidade para descidas sinuosas de serra ou curvas perigosas, por exemplo. Divulgação/Volvo O controle automático de velocidade está disponível no modelo B250R, emver- sões de piso alto ou baixo, que também traz o treinador virtual I-Coaching, que orienta o motorista para reduzir o consu- mo de combustível. Os ônibus tambémpodem usar o Fleet Management, que monitora cada veículo em tempo real e detecta eventual neces- sidade de manutenção ou de treinamento de motoristas para melhoria na forma de dirigir. DISSIPANDO A NEBLINA A Mercedes-Benz, por seu lado, ofe- rece o piloto automático adaptativo, cha- mado de ACC, que mantém automatica- mente a distância do ônibus para o veículo à frente em até 200 metros. O sistema funciona por meio de sensores instalados na dianteira do ônibus e opera inclusive em condições meteorológicas adversas, como neblina. Mesmo sem ação do motorista o ACC reduz ou aumenta a velocidade do ônibus para manter a distância, mas só funciona emvelocidades acima de 15 km/h. Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing da Mercedes-Benz, conta que “pelo fato de atuar automaticamente o sistema alivia o estresse do motorista”. O piloto automático adaptativo está disponível para os chassis rodoviários O 500 RS e O 500 RSD. A introdução do ACC na linha rodoviária é o primeiro passo rumo ao ônibus autônomo: um modelo deste tipo, denominado Future Bus, já está em testes na Europa. Ao todo os ônibus rodoviários O 500 contam com catorze itens de segurança, como frenagem de emergência, aviso de mudança de faixa e sistema anti-tomba- mento. Quem também aposta no ônibus au- tônomo é a Via Technologies: a diferença,

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