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26 Junho 2019 | AutoData INDÚSTRIA » INVESTIMENTOS novos empregos, sendo trezentos na FCA e novecentos nos fornecedores, e dará a Betim capacidade total de 1,3 milhão de motores e transmissões ao ano a partir de 2020. A nova unidade, especificamente, será erguida para até 100 mil motores tur- bo/ano mas “já predisposta à expansão” segundo a companhia. A planta traz junto contrato fechado de exportação que deixa isso claro, pois prevê embarque demais de 400 mil motores até 2022 principalmente para a Europa. Manley disse que fez questão de vir ao Brasil “para confirmar os investimentos em Betim, que é uma planta de importância estratégica para as operações na região”. Antonio Filosa, presidente para América Latina, complementou assegurando que “o potencial de crescimento do nossomerca- do e a versatilidade e alta qualificação da mão-de-obra foram fatores fundamentais para trazer esse investimento ao Brasil, que disputou comoutros países a nova fábrica”. O valor eleva para R$ 8,5 bilhões o in- vestimento programado para Betim até 2024 e faz crescer o ciclo total para o pe- ríodo 2018 a 2024 da FCA aqui para R$ 16 bilhões. TANQUE CHEIO O lançamento da nova geração de caminhões Scania não representa um fim mas sim o começo de um novo ciclo de investimentos da fabricante por aqui Divulgação/Scania AINDA NÃO ACABOU Outros aportes também foram revela- dos desde janeiro, como R$ 70milhões da Marcopolo e R$ 25 milhões da Librelato, assim como a consolidação de R$ 23 mi- lhões gastos pela Continental para produzir localmente o sistema ESC emVárzea Pau- lista, SP, desde maio. Aconta, porém, não vai parar por aqui. A Renault, por exemplo, já avisou que negocia com sua matriz um novo ciclo de investi- mentos para a operação de São José dos Pinhais, PR, atualmente rodando em três turnos e, assim, próxima à capacidade total. O presidente Ricardo Gondo afirmou que ovalor deverá ser definido e anunciado até o fim do ano: “Estávamos esperando o Rota 2030 para desenhar o investimento. A indústria automotiva exige volume ele- vado de aporte de capital, então estamos analisando, agora, o potencial domercado brasileiro nos próximos anos”. Gondo confirma que “pensamos sempre no médio e longo prazos e o Brasil tem potencial de crescimento do mercado de veículos. Seguiremos investindo aqui”. No ano passado a companhia concluiu o ciclo de R$ 3,2 bilhões iniciado em 2014.

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