356-2019-06

14 FROM THE TOP » LEANDRO ESPOSITO, WAZE Junho 2019 | AutoData mos muito atentos ao ponto de vista dos usuários e por isso contamos com funcionalidades específicas não só para o Brasil mas para as cidades do Brasil. Por exemplo: só em São Paulo o Waze tem uma função em que você coloca o número da placa do carro e as rotas são planejadas levando em conta o rodízio municipal de veículos. Isso só existe aqui. Outro exemplo é o aviso para acender os faróis quando o motorista vai entrar em uma rodovia. Isso foi desenvolvido apenas para o usuário brasileiro. Esse desenvolvimento é local? Nossos centros de engenharia estão em Tel-Aviv e em Nova York, mas es- tamos em contato o tempo inteiro. Nós temos uma relação muito próxima com os usuários brasileiros e por isso rece- bemos rapidamente muitas demandas e conseguimos reagir também rapida- mente a elas. Você entende que iniciativas como o Waze nascerame ganharam tanto corpo porque a indústria automotiva nunca se preocupou com questões além de fabricar e vender veículos, deixando o fator trânsito totalmente namão do po- der público? Nós temos um ponto de vista muito humano sobre esta questão. Além dos players que você mencionou pode- ríamos citar também o segmento de mapas e navegação, que igualmente não observou as novas tendências. Nós construímos uma plataforma mui- to relevante para os usuários porque as pessoas são parte da solução dos problemas. Essa é uma visão bastante ambiciosa, mas na qual conseguimos bastante êxito. Nosso objetivo é acabar com o trânsito, mas todos os atores pre- cisam estar dentro disso: as pessoas no seu dia a dia, as empresas do segmento, o poder público... se todos estivermos juntos vamos chegar a um lugar me- lhor, acredito que é possível. Um ótimo exemplo disso é parceria que temos com grandes empresas como Natura, “A conectividade que o consumidor procura nos veículos está relacionada à busca de uma experiência melhor de condução”

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=