AD 347

54 Agosto 2018 | AutoData FORNECEDORES » TINTAS AUTOMOTIVAS surpresa: o azul registrou crescimento mais rápido. A preferência dos consumidores brasi- leiros por veículos brancos cresceu 1% em 2017 – dados indicavam 37% em 2016. No geral o chamado Neutro Brilhante obteve crescimento de quase 10% nos últimos cinco anos na região. O prata também teve um pico favorável em 2017, com a deno- minada Sombra Metálico aumentando 2%, de 29% em 2016 para 31% em 2017. Em seu relatório de cores mais recente a Axalta constatou tendência por pero- ladas e brilhantes para veículos de luxo, que tiveram crescimento de 4% em 2017. Na América do Sul cinza é a nova estrela, indo de 8% para 11%. “Para o futuro fizemos um estudo e acreditamos que a cor tendência será um branco perolado que denominamos StarLite”, nota Aquino, da Axalta. “É uma cor sofisticada que fica bem em carros de todos os tamanhos.” Cores sólidas mais caras: culpa do branco. Foi-se o tempo em que o consumidor que buscava economia na compra de um 0 KM podia optar por cores sólidas, que até um tempo atrás não tinham custo adicional. Agora boa parte delas tem valor extra, assim como as metálicas e perolizadas. Por exemplo: a Fiat, em seu site, indica a cobrança de R$ 260 pelo vermelho Alpine e pelo branco do modelo Mobi, mas o preto sai sem custo adicional. O mesmo ocorre com o Argo: R$ 500 a mais para as cores sólidas vermelho e branco. Isento, só o preto. A Chevrolet também cobra a mais pelo branco no Onix e Cruze, aponta seu site, assim como pelo branco e preto em modelos mais sofisticados, como o Equinox. A Volkswagen, indica seu site, não eleva o custo do Up! na escolha das cores branca, preta e vermelha mas cobra R$ 467 a mais por um Polo branco ou vermelho. A Ford não onera o cliente pela pintura vermelha do New Fiesta e do EcoSport, por exemplo, mas adiciona R$ 550 e R$ 650, respectivamente, se o cliente escolher o branco. Para Marcos Fernandes, da Basf, trata-se de estratégia de marketing: “É uma questão de demanda, de como se posicionar no mercado. Não vejo relação com tecnologia ou custo, é estratégia da montadora mesmo. Já as cores perolizadas ou metálicas podem trazer algum pigmento diferente que acarreta em aumento de custo”. De acordo com Adriana Carradori, gerente de produto da Ford, a alta demanda pelo branco levou a companhia a cobrar por essa cor sólida. Em contrapartida não há custo adicional pela cor vermelha sólida. O mesmo ocorre com o Ka Freestyle, que possui uma opção marrom Trancoso gratuita. Todas as demais nesse modelo têm custo. Fiat, Chevrolet e VW foram procuradas para comentar o tema, mas não responderam. Da mesma forma que outros componentes, novidades em tintas tendem a chegar primeiro aos modelos topo de linha Divulgação/GM

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