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38 Agosto 2018 | AutoData INDÚSTRIA » PRODUÇÃO A estratégia de produção de veícu- los que dividem uma mesma pla- taforma é cada vez mais comum no mundo e também no Brasil. Mas a que ponto exatamente chega essa co- munização em nosso mercado? Levan- tamento elaborado com exclusividade por AutoData .revela todas as plataformas produzidas aqui e aponta que neste que- sito o País está certamente alinhado com outros importantes mercados globais. A pesquisa ainda correlacionou as plataformas aos números de venda dos modelos que delas derivam no primei- ro semestre de 2018, utilizando para isso os dados da Fenabrave. E neste cálculo a General Motors GSV, de Global Small Vehicle, é disparada a mais vendida do Brasil – a partir dela nascem os Chevrolet Onix, Prisma, Cobalt e Spin. As plataformas, também chamadas de arquitetura, base produtiva ou modular, reúnem os conjuntos de peças e painéis que dão início à montagem final de um veículo. Geralmente são identificadas pe- las estruturas laterais e assoalho armados em uma peça só, base a partir da qual são incorporados todos os outros itens, desde a carroceria até os sistemas mecânicos e eletrônicos. Graças às plataformas é que as fabri- cantes são capazes de produzir veículos tão diversos em uma mesma fábrica, mui- Por Leandro Alves PLATAFORMAS DO SUCESSO Levantamento exclusivo de AutoData revela todas as plataformas produzidas no Brasil. Em termos de venda a campeã é a General Motors GSV. tas vezes na mesa linha. Assim podem reduzir custos via volume, programar com maior eficiência os pedidos aos fornecedo- res e intercambiar tecnologias. O segredo do sucesso de uma montadora está jus- tamente no uso e racionalização de suas plataformas. AGSV é hoje a líder de vendas em boa parte por representar base comum para um hatch, dois sedãs e uma minivan. Em passado não muito distante a líder era a Volkswagen PQ24, que disputavamercado carro-a-carro com a Fiat 178. Nomomento as arquiteturasmodulares apontam o futuro da produção automo- tiva: podem fazer variar tanto a distância entreeixos como comprimento, largura e altura – originando assim de um hatch a um SUV. As arquiteturas modulares tam- bém já nascerampensando em acomoda- ção futura de tecnologias mais avançadas como as adotadas emveículos híbridos e elétricos, o que inclui áreas estratégicas que podem acomodar baterias e infinitos metros de cabos. Algumas dessas arquiteturas mais mo- dernas já estão sendo utilizadas no Brasil, a exemplo da MQB A0, da Volkswagen, base de Polo e Virtus e dentro em breve também do primeiro SUV nacional da fa- bricante de origem alemã. Confira nas páginas a seguir o levanta- mento completo por montadora.

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