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22 Agosto 2018 | AutoData POLÍTICA INDUSTRIAL » BÊ-A-BÁ DO ROTA 2030 D epois de praticamente um ano de atraso, idas e vindas, luzes e penum- bras, no começo de julho finalmente o Rota 2030 foi promulgado pelo governo federal. Mas isso não significa que está tudo resolvido – bem diferente disso, aliás. Há muita coisa à frente para acontecer, inclusive... nada. AutoData preparou um especial ex- clusivo para apresentar ao leitor absolu- tamente tudo o que diz respeito ao Rota 2030, em todos os seus pormenores e nuanças, não só das regras mas também do processo. É umverdadeiro guia da nova política automotiva brasileira. Acompanhe. Por Marcos Rozen ROTEIRO DO ROTA Nova política automotiva substituta do Inovar- Auto traz várias novidades mas ainda nada é 100% certo. Explicamos aqui tudo o que você queria saber mas não tinha para quem perguntar. O que é e o que não é A nova política setorial para o setor automotivo é algo um pouco diferente do Inovar-Auto e bastante diferente do que foi proposto inicialmente nos estudos do Rota 2030. De forma bastante simplificada, pode-se dividir o programa em três pilares: Quem quiser vender veículos no Brasil, sejam nacionais ou importados, terá que assumir compromisso de atender novas metas de eficiência energética, cronograma de equipamentos de segurança e etiquetagem veicular, tanto de consumo e emissões quanto dos itens de segurança. E ponto. Quem não quiser assumir o compromisso ainda poderá vender, mas terá que pagar multa de 20% sobre o valor de venda do veículo. Dentro destes compromissos obrigatórios de eficiência e segurança haverá metas- bônus, para além da mínima obrigatória. A da eficiência terá duas faixas, oferecendo benefício extra de 1 ou 2 pontos a menos do IPI. Para segurança o bônus é 1 ponto do IPI, mas mesmo que uma montadora alcance todas as metas-bônus nos dois casos o benefício acumulado não poderá ultrapassar os 2 pontos de IPI. Quem não alcançar o índice estabelecido de melhoria na eficiência energética pagará multa de acordo com a evolução que obteve: quanto mais distante seu resultado de melhoria ficar do índice mínimo exigido, maior será a multa. Requisitos obrigatórios

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