AD 344

70 Maio 2018 | AutoData ANIVERSÁRIO » FORD óleo. Ganhou classificação A, a melhor possível, na análise de eficiência energé- tica do Inmetro. Anova caixa de câmbio, que tambémé fabricada na França e na Índia, tem “design menos complexo e processo demanufatu- ramais enxuto”, de acordo coma fabricante. Pesa 8 quilos menos que a IB5. Rogelio Golfarb considera queTaubaté, agora, está empé de igualdade em termos de qualidade com fábricas similares dos Alemanha, China e Estados Unidos: “Atuali- zamos 100% do parque fabril, comautoma- ção das linhas de usinagememontageme melhoria do fluxo demateriais, totalmente integrados ao conceito demanufatura en- xuta. Isso proporcionando eficiência nos processos e alta produtividade”. MILHÕES E MILHÕES Ao longo de seus 50 anos a unidade Ford de Taubaté, sempre dedicada à fa- bricação de motores e caixas de câmbio, alcançou respectivamente 8 milhões e 7 milhões de unidades produzidas, pelos cálculos da empresa. O interessante da história é que a Ford nunca pensou emconstruir Taubaté: rece- beu a unidade já quase pronta das mãos da Willys, que adquiriu aqui no Brasil um ano antes da inauguração, 1968. No pacote vieramainda as fábricas doTaboão, emSão Bernardo do Campo, SP, e Jaboatão dos Guararapes, PE. Naquela época a unidade doVale do Paraíba fazia apenas a fundição de motores usados nos Jeep, Rural, Aero Willys e pick-up Jeep. Na época a Ford já tinha a sua própria fundição, na então longínqua Osasco, SP, inaugurada em 21 de novembro de 1958. Como Taubaté era então mais moderna, ganhou a competição interna. O passomais importante para a fábrica veio em2 de julho de 1974, quando foi inau- gurado o que se chamou de conjunto in- dustrial: Taubaté passava a usinar os blocos e amontarmotores completos, inicialmente apenas para exportação – havia algumas unidades do Ford Pinto ali para validação. Os OHC 2,3 quatro cilindros iam para Alemanha, Argentina e Canadá. Em 1975 chegaram ao Maverick nacional, mesmo ano emque a lista dos países que recebiam os motores feitos ali ganhou a Inglaterra e atingiu-se representativomarco de 200mil motores fabricados. Em31 de julho de 1980montou-se gran- de festa para comemorar o milionésimo OHC produzido. Outra comemoração singular ali aconte- ceu em1987, quando oThunderbird Coupê foi eleito Carro doAno nos Estados Unidos. A razão: sob seu capô estava omotor OHC 2,3 litros adicionado de turbocompressor, igualmente montado em Taubaté. 1996 foi outromarco importante, coma unidade revitalizada para receber a produ- ção do motor e câmbio do primeiro Fiesta nacional. Avocação exportadora deTaubaté nun- ca deixou de existir: seus motores Sigma e as transmissões IB5 vão para Pacheco, Argentina, onde equipam o Focus. Eles também vão para o México servir ao New Fiesta, exportado de lá para vários merca- dos, incluindo o estadunidense. Há envios também para Venezuela e África do Sul. AQUI TEM HISTÓRIA Nascida como fundição Willys, Taubaté passou a usinar e montar motores para exportação em 1974. E apenas seis anos depois chegaria ao marco do primeiro milhão.

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